27 de Maio - Dia da Mata Atlântica

Esta comemoração acontece por causa importância desse bioma e para a sensibilização em relação aos danos que o passar dos anos trouxe à floresta.

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio.

Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.


A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.


Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.


A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.


Atualmente, existem algumas instituições e organizações destinadas exclusivamente em proteger a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar este bioma, como a S.O.S Mata Atlântica.



4 visualizações0 comentário