top of page

Caminhada celebra o 'Dia Mundial da Conscientização do Autismo' no Santa Gertrudes

Ação aconteceu no bairro do Santa Gertrudes neste domingo (2), com a caminhada de manifestação pela inclusão, soltura de balões biodegradáveis e encontro com profissionais da saúde, no Parque Urbano da comunidade.


Foto: Divulgação


Em razão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), a moradora e mãe de uma criança autista, Genária Nunes (Gê) do bairro do Santa Gertrudes, reuniu várias mães e promoveu ações em prol dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Foto; Divulgação

"A nossa causa, fora a conscientização, é fazer valer os direitos dos autistas. Quem tem o laudo TEA, têm direitos. Dentro da escola mesmo, eles precisam de um auxiliar, precisam de um aprendizado diferenciado, eles precisam de acompanhamento com terapeuta, com psicólogo dependendo do grau, além dos medicamentos", explica Genária


Voluntários, pais e filhos caminharam com camisetas azuis e cartazes, saindo da praça central Benedicto de Camargo, até o Parque Urbano do bairro, na rua Ricardo César Fávaro. No fim do trajeto, o público soltou balões azuis biodegradáveis, o evento também contou com uma roda de conversa com depoimentos dos pais, e de uma roda de capoeira inclusiva para crianças autistas, com os professores Rafael e Tereza, do projeto “Vem Jogar Mais Eu”


“A ação também serve de apoio aos pais para se sentirem abraçados, acolhidos num ambiente com outras famílias que também têm filhos com TEA", ressalta a organizadora.”

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e do vereador Dika Xique Xique, autor do Projeto de Lei nº 13.365/2021, que cria a Carteira de Identificação do Autista, facilitando atendimento em unidades médicas, nos estabelecimentos públicos e privados do município, ficando obrigados ao atendimento prioritário de todas as pessoas com transtorno do espectro autista, mediante a apresentação de um documento, bem como dos representantes legais que os acompanhem.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page