Cartilha da Turma da Mônica defende a agricultura familiar

Ilustrado por Chico Bento, material fala da agricultura familiar, o caminho da comida até a mesa e os alimentos frescos de cada mês.


Diretamente da Vila Abobrinha, o embaixador oficial do WWF- Brasil e seus amigos chegam às páginas do guia “Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta”. Ilustrada por Chico Bento, a cartilha traz curiosidades do campo que valorizam o trabalho dos agricultores e os produtos que vêm da terra, além de incentivar um sistema alimentar capaz de conservar a natureza.


“Reconhecer a importância da terra precisa começar cedo. Porém, mais que apresentar a diversidade de frutas, legumes e verduras para as crianças, é preciso estar atento à forma como são produzidos e consumidos. E os pais e educadores têm papel fundamental neste processo, ensinando aos pequenos o valor do que vem da terra e a importância de preservar e não desperdiçar. Por meio de ações simples, as crianças de hoje podem desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e que também contribuem para preservar o planeta”, diz Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.

Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, destacar e valorizar os produtos e seus respectivos produtores é essencial.


“É por meio de conteúdos como este que conseguimos passar a importância da agricultura e da alimentação balanceada de forma lúdica e didática. Desta maneira, conseguimos reconhecer as vantagens dos alimentos frescos e destacar os produtos que são a base da cadeia produtiva de alimentos no Brasil”, pontua.


O material traz a importância da agricultura familiar, curiosidades sobre o caminho da comida até a mesa, vantagens dos alimentos frescos, dicas para encontrar um agricultor próximo e um calendário para acompanhar o que há de mais fresquinho em cada mês.


Acesse a cartilha na íntegra.



Além da cartilha da Turma da Mônica sobre alimentação, outros materiais educativos e temáticos têm sido divulgados, confira também: Cartilha da Turma da Mônica ensina a higienizar alimentos e Gibis especiais trazem educação ambiental em quadrinhos.


Fonte: CicloVivo



10 visualizações0 comentário