top of page

Casal jundiaiense ajuda na recuperação de dependentes químicos



Há quase dois anos, um casal do bairro do Jardim Santa Gertrudes, em Jundiaí, resolveu formar um grupo de mútua ajuda – denominando como Célula R.I. (Restaurando Identidades), para ajudar pessoas que desejam se livrar dos vícios, de qualquer natureza, bem como seus familiares a lidar com a situação. As reuniões acontecem todas às quintas-feiras em um espaço cedido pela Igreja do Evangelho Quadrangular, no próprio bairro.

A iniciativa nasceu depois que Luiz e a Pra. Marlene Turato passaram pela difícil experiência com um de seus filhos.


“Quando uma pessoa começa a usar drogas de modo a ter a dependência química não é apenas o indivíduo que sofre, a dor da mãe em ver seu filho se perder nas drogas, de um pai e da família no geral é terrível. A confiança cai por terra e a insegurança toma conta do lar.” – Diz Luiz Turato.

O grupo recebe e dá assistência não profissional e não clínica à pessoas e seus familiares que possuem algum histórico de vício, sem nenhum custo ou compromisso, somente em colaborar com as dinâmicas, ser honesto e participar da roda de conversa. Os participantes são anônimos, assegurando a privacidade individual e coletiva.


Com frequência, o grupo de ajuda recebe novos membros em busca do caminho para a sobriedade; sendo muito bem vindo e informado que é o único responsável por sua recuperação e ao engajar ao grupo passa a conhecer e aceitar melhor a sua doença, adquirindo consciência de que uma mudança de comportamento se faz necessária.


O Grupo se solidariza com a dor das famílias de dependentes


A dor da mãe em ver seu filho se perder nas drogas não é menor que a dor do pai, do irmão, da tia. O sentimento de pena toma conta do lar e os primeiros a se culparem são os pais. Mas o fato é que, na vida existem escolhas e todas elas implicam em consequências.


“Estamos aqui para apoiar, para ajudar e direcionar os integrantes a encontrar uma saída, além de ajudar às família a passar por essa tempestade. Cada vida conta, cada família vale a pena”, enfatiza Pra. Marlene Turato.

Para participar do grupo só entrar em contato com o casal através dos números (11) 9 7309-5604 ou (11) 9 7277- 0046.

5 visualizações0 comentário
bottom of page