top of page

Circuito Natal Luz: Exposições tomam forma no Solar do Barão e Pinacoteca

Como parte da programação gratuita do Circuito Natal Luz 2022, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) avança nas montagens das exposições que irão encantar os visitantes no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que abrem para o público para visitação gratuita nesta quinta-feira (01).


O Museu recebe a tradicional exposição de presépios, que este ano deverá contar até 500 representações do nascimento do menino Jesus, nos mais diversos tamanhos, materiais e interpretações, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores, para citar alguns exemplos.


Além do andar térreo, a exposição este ano irá se estender para as novas salas expositivas do andar inferior, ao redor dos jardins. Outra novidade será também que os jardins voltarão a receber a encenação de Presépio Vivo, no período noturno durante a semana, à tarde aos sábados e pela manhã aos domingos.


Tradicional exposição de presépios estará de volta ao Solar, entre os dias 01 de dezembro e 06 de janeiro


Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.


A exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Já entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira adomingo, das 10h às 17h.


Já na Pinacoteca neste período ficará em cartaz a exposição “Papais Noéis”, com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.


Nesse período a Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h. Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno.



Dezenas de versões do bom velhinho irão encantar os visitantes da Pinacoteca


Circuito O Circuito Natal Luz 2022 é uma realização da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e Catedral Nossa Senhora do Desterro.


A abertura oficial da programação será nesta quinta-feira (01), a partir das 19h, quando, além das aberturas das exposições, serão realizadas as apresentações de Corais nas janelas do Solar do Barão, shows musicais nas sacadas da Pinacoteca e na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), intervenções artísticas itinerantes no calçadão da rua Barão de Jundiaí e shows de projeção luminosa na fachada externa da Catedral Nossa Senhora do Desterro.


A programação gratuita em diversos pontos do Centro e em bairros da cidade segue até o dia 23 e pode ser conferida com detalhes no site da programação.


Jardins do Solar contarão novamente com seu túnel de luz


( Fonte/ Imagens: Prefeitura de Jundiaí)

36 visualizações0 comentário
bottom of page