Como plantar hortelã: aprenda o passo a passo


Aprender como plantar hortelã pode ser uma forma de economizar dinheiro na hora da feira e de manter essa erva fresca sempre disponível. A hortelã possui diversos usos, sendo considerada uma planta medicinal e ingrediente essencial em várias culturas ao redor do mundo. O consumo da planta possui diversos benefícios, inclusive promovendo a saúde digestiva e cerebral.


Todos os tipos de hortelã crescem rápido e são consideravelmente fáceis de cultivar, contudo, é preciso manter alguns cuidados. Justamente por seu fator de crescimento, plantas da espécie da hortelã são consideradas invasivas e podem tomar conta de toda a sua horta. Portanto, o seu cultivo é recomendado em vasos separados e não diretamente em canteiros.


Além disso, se você tem algum animal de estimação, é preciso ter cuidado: o consumo do hortelã para animais pode ser tóxico. Desse modo, mantenha a planta fora de alcance dos pets.

Como plantar hortelã

Especialistas da jardinagem acreditam que não vale a pena plantar hortelã a partir das sementes, uma vez que o plantio com muda é mais fácil. Confira como plantar hortelã no passo a passo:

Escolha o lugar

Como já mencionado, a hortelã é uma planta invasiva que pode prejudicar o resto de sua plantação. Assim, você pode optar por plantá-la em vasos ou em um balde sem fundo diretamente no seu jardim — o que impede sua raiz de proliferar e absorver os nutrientes de outras plantas ao seu redor. A hortelã tem um sistema radicular raso, então não é necessário cavar um buraco tão fundo: cave até conseguir espalhar toda a raiz pelo chão. Certifique-se de que a terra usada possui boa absorção e de que o local escolhido tenha exposição solar parcial, mas com sombra.


Luz

Para crescer, a hortelã prefere a sombra, mas também pode prosperar na exposição solar total se for regada constantemente. De qualquer forma, é melhor protegê-la do Sol forte, principalmente durante a tarde.


Água

É necessário manter um solo úmido. De preferência, regue sua planta pela manhã para que ela tenha água o suficiente durante a tarde, quando a temperatura aumenta. Se a terra estiver seca abaixo de três centímetros do topo, é um sinal de que sua planta precisa de mais água.


Como plantar hortelã a partir do galho

Se você possui um corte de planta em vez da muda com a raiz, é necessário deixá-la na água até que ela cresça. Para facilitar esse processo, pode a planta deixando apenas algumas folhas no topo do caule e depois mergulhe a ponta da planta na água e espere alguns dias até que as raízes comecem a crescer.


Plantação

Cave um buraco raso de aproximadamente seis centímetros de largura suficiente para que a raiz da planta se espalhe pela terra. Regue o local imediatamente. Se for plantar mais de uma muda, deixe um espaço de pelo menos 45 centímetros entre elas.


Como cultivar hortelã

Confira algumas dicas para desfrutar da sua hortelã o mais tempo possível e cultivar uma planta saudável:



Qual o mês para plantar hortelã? Plante a sua hortelã após o inverno para evitar que sua planta congele.


Pode sua planta regularmente. O corte estimula o crescimento da planta e ajuda a manter suas folhas mais saborosas.


Na maioria das vezes, a hortelã não é afetada por pragas e pestes comuns de outras plantas. Contudo, ela é suscetível à suscetível à murcha de verticílio — uma doença fúngica que faz com que as folhas se enrolem. Esse e outros tipos de pestes podem ser tratados com fungicidas.


Para evitar problemas com pestes, deixe a planta secar entre irrigações.

0 visualização0 comentário