Conheça os rios mais poluídos do mundo

A poluição dos rios, mares e lagos é um problema grave e atual que ocorre não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Essa poluição ocorre através do descarte incorreto do lixo, dos esgotos, dejetos químicos industriais e a mineração sem controle.


Além da poluição química gerada pelas indústrias, a ação do homem contribui efetivamente para a deterioração dos rios. O lixo jogado nas ruas, com a corrente de água derivada da chuva, chega aos bueiros e consequentemente aos esgotos, no qual não passam por um processo de tratamento e tudo isso acaba sendo jogado nos rios.

Conheça agora os cinco rios mais poluídos do mundo:


Rio Tietê

O rio Tietê nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, e percorre o estado de São Paulo, passando por 62 municípios. Recebe o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital do estado e a grande maioria desse esgoto não é tratada, por isso é considerado o rio mais poluído do Brasil.

Bacia do Riachuelo

Por ser um rio turístico e de ampla dimensão, o Riachuelo possui muito lixo escondido abaixo de suas águas. Localizado na Argentina, este rio percorre a cidade de Buenos Aires e a sua província.


A poluição desse rio é diversificada. A bacia é diferenciada entre alta, média e baixa, e em cada uma delas a poluição é diferente. Nas bacias alta e média, a contaminação é por conta de pesticidas e agrotóxicos, por se tratar da parte rural em que o rio se encontra. Já na alta, a poluição é industrial.


Rio Karachay

Localizado na Rússia, o rio Karachay também é considerado como um dos lugares mais poluídos do mundo. Durante os anos de 1951 e 1953, ele foi utilizado como depósito para o descarte de lixo radioativo. A poluição é tão grande que, ao entrar em contato com a água contaminada, uma pessoa pode chegar a óbito em apenas 1 hora.


Rio Yamuna e Ganges

Por serem considerados rios sagrados milhares de hinduístas se banham diariamente no rio Yamuna e Ganges para se livrar de todos os pecados, prática que vem da cultura religiosa da região. O rio Yamuna, localizado próximo ao Taj Mahal, é o maior afluente do Ganges e também muito poluído por lixo descartado incorretamente pelas pessoas, já que se trata de um rio utilizado para transporte.


Já o Ganges, visto como o maior rio da Índia, é contaminado por dejetos industriais e domésticos, pesticidas, fertilizantes e também pela própria população que se banha nele. Como tradição religiosa, as cinzas de adultos mortos são jogadas nele. Além disso, crianças e mulheres grávidas, consideradas puras; e animais sagrados, como a vaca, têm os pés amarrados em pedras e então são lançados ao rio.



10 visualizações0 comentário