top of page

Eco & Vida Coleta Mais de 6 Tonelada de Lixo Eletrônico em 2023



Com o constante avanço tecnológico e a ampla diversidade de dispositivos eletrônicos no mercado, a produção de lixo eletrônico alcança níveis alarmantes. Nesse contexto, a Associação Eco & Vida, responsável pela coleta seletiva em Várzea Paulista, durante os primeiros oito meses deste ano, conseguiu coletar impressionantes 6 toneladas de resíduos eletrônicos.


Os resíduos eletrônicos abrangem pilhas, baterias de telefone, baterias automotivas, computadores, celulares, impressoras, teclados, controles de videogame, CPUs e muito mais. A disposição adequada desse material ocorre por meio de coleta programada nos bairros ou agendamento através do Disk Coleta, no número (11) 9.9792-9680, com entrega direta ao coletor, caso haja uma grande quantidade de resíduos e o munícipe não possua meio de transporte.



Ao realizar o descarte, é essencial acondicionar esses itens em pequenas caixas e identificá-los, sendo que pilhas e baterias podem ser armazenadas em sacolas. É crucial respeitar esse procedimento, uma vez que esses dispositivos contêm substâncias químicas perigosas que podem causar a contaminação do solo e representar riscos aos coletores, conforme ressalta Tiago Gonçalves, gestor do centro de triagem da Eco & Vida.


É importante destacar que o descarte irregular é considerado um crime ambiental sujeito a punições e multas, de acordo com as Leis Municipais nº 2140/1975 e nº 7.186/2008.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page