Eco & Vida leva educação ambiental nas salas de aula



Você sabe o que é desenvolvimento sustentável? Não? Pois deveria já que este termo representa a principal alternativa para viabilizar a sobrevivência do planeta Terra para as futuras gerações de seres humanos. Diga-se de passagem, que você não é o único a desconhecer, milhões de pessoas mundo afora ainda não tem conhecimento do termo, quiçá de sua explicação. Ressalte-se também que o conceito é tão importante que deveria se tornar tópico discutido em salas de aula desde as primeiras séries do ensino fundamental, quem sabe até mesmo na educação infantil...


As crianças devem ser as primeiras a conhecer bem essa imprescindível ideia criada pela ONU e que deslanchou mundialmente a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.



Desenvolvimento Sustentável é um projeto de gestão dos recursos naturais que prevê a satisfação das necessidades imediatas e prementes da humanidade sem que se comprometa à existência das futuras gerações de pessoas que habitarão a Terra. Trata-se, na realidade, da capacidade que devemos ter de gerenciar de forma mais racional, comedida e inteligente os recursos e meios que nos são concedidos pela Terra para evitar que ocorra uma devastação da mesma que comprometa a existência futura não só dos seres humanos, mas também de todas as espécies que vivem por aqui


O Rio de Janeiro foi um importante marco para que o comprometimento mundial em relação à proteção, conservação e recuperação da natureza se efetivasse através de ações mais concretas e constantes. Acendeu-se o sinal amarelo quanto a própria existência humana. Ficou mais claro para todos que se não tomássemos atitudes enérgicas e decididas quanto à proteção do meio ambiente, estaríamos colocando em risco nossa própria continuidade enquanto seres vivos...



A Tartaruga Verde (Chelonia Mydas) é um dos animais brasileiros que corre risco de extinção.


A situação das espécies animais e vegetais que se extinguiram, as queimadas de matas e florestas que se tornavam mais e mais freqüentes, a poluição dos rios e mares, a liberação em doses elevadíssimas de resíduos tóxicos na atmosfera, a destruição progressiva da camada de ozônio, a erosão em níveis alarmantes em diversas regiões do planeta e tantas outras situações-limite estão tornando insustentável a continuidade dos sistemas e modelos que praticamos até o presente momento na Terra.


A partir da ECO-92 definiu-se que cada país deveria criar uma Agenda 21 (termo cunhado pela ONU) através da qual assumisse compromissos através de projetos reais e viabilizáveis de combate as intempéries criadas em seu próprio contexto ambiental. Há, a princípio, uma Agenda 21 Global que capitaneia esse projeto local, dando a todos eles as bases e princípios que devem regular sua ação.



Geração Sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=WWP-YOAvGt0&t=1s


E como podemos conhecer melhor o meio ambiente para que possamos adotar práticas que auxiliem o planeta em sua luta pela sobrevivência? Melhor ainda, de que forma podemos estimular as crianças a se interessar pelo tema, buscar informações, participar ativamente de procedimentos e ações em defesa do meio ambiente?


Há vários projetos em andamento no Brasil e no mundo. Alguns deles são desenvolvidos por conhecidas ONGs, como o Greenpeace, o WWF (World Wildlife Foundation), SOS Mata Atlântica e a Eco & Vida. Existem também outras instituições que realizam trabalhos importantes em nosso país, como o projeto Tamar (em defesa das Tartarugas Marinhas) ou o Akatu (que prega ações e práticas em prol do consumo consciente e que já foi apresentado em nossa seção Dicas de Navegação).


Para as crianças a Eco & Vida tem um projeto bacaba, na linguagem dos pequenos, que de forma lúdica, inteligente, agradável e didática insere as crianças nessa importantíssima batalha em defesa do meio-ambiente. Através da TV Eco é possível saber como funciona o meio-ambiente, de que forma causamos o desequilíbrio ambiental, ações para preservar o planeta, quais são os animais brasileiros que correm risco de extinção,


Por isso mesmo, descrevemos esse trabalho de valor inestimável prestado pela Eco & Vida na defesa do ecossistema regional, nacional e global, além de sugerir aos pais e educadores que utilizem os valorosos recursos para ajudar a conscientizar suas crianças. É desde cedo que devemos começar esse trabalho, nesse sentido nada melhor que ter um aliado da qualidade da Eco & Vida.



Crianças participam de palestras sobre correta destinação do lixo

https://www.youtube.com/watch?v=ZmOY1GtH04I


O amanhã nos pertence, mas também deve pertencer as futuras gerações de seres vivos que surgirão na Terra nos próximos anos, décadas e, esperamos, séculos. Superar os limites estreitos de uma visão egoísta que nos faz pensar apenas na satisfação de nossas necessidades imediatas (a que custo for) coloca em risco, a curto e médio prazo, a existência de inúmeras espécies que habitam o planeta.


Devemos olhar além do horizonte e vislumbrar um planeta Terra sadio se quisermos mesmo pensar em sobrevida para as futuras gerações de seres humanos que irão viver por aqui nesse e nos séculos subsequentes. Entre essas pessoas estarão, também, os nossos herdeiros diretos. Nossos filhos, netos, bisnetos e tataranetos sofrerão as nefastas consequências de nosso descaso em relação ao mundo em que vivemos se não nos esforçarmos, concretamente, na preservação ambiental.


Não há mais tempo disponível para soluções paliativas. Temos que agir em nosso cotidiano evitando os desperdícios. Guarde embalagens recicláveis e envie-as para pessoas, instituições ou empresas que se dedicam a esse nobre trabalho. Poupe água em sua casa, durante o banho ou ao escovar os dentes. Apague as luzes dos ambientes em que não houver ninguém. São aparentemente pequenas ações, que parecem não interferir globalmente, mas que interferem.


Lembrem-se dos chineses e de sua sabedoria quando dizem que a morte de uma pequena borboleta num canto qualquer do mundo afeta o equilíbrio da vida no planeta. Ainda na esfera individual, cobrem nas escolas o ensino de práticas e ações ambientais para as crianças. Ensinem em suas próprias famílias o sentido da preservação e a necessidade das realizações (mesmo das menores) que auxiliem a preservar o ambiente.


Leve suas crianças para um parque ou para o seu jardim e plante árvores com elas. Pressionem as autoridades para que promovam ações efetivas de defesa do meio ambiente em seu município, estado ou país. Dependemos de todos para que o amanhã exista para os nossos herdeiros.


Eco & Vida leva crianças para conhecer a Serra do Japi

https://www.youtube.com/watch?v=6wyOt7Fep38


Nesse sentido reiteramos a recomendação de utilização de nosso projeto como proposta de apoio na luta pela preservação do meio-ambiente que pode, sem sombra de dúvidas, ajudar muito na educação e conscientização ambiental de nossas crianças.

Informações (11) 9.9792-9680




11 visualizações0 comentário