Eco & Vida une esporte de aventura, limpeza de cachoeira e educação ambiental em Jundiaí



O projeto “Conhecer para Preservar”, iniciativa da Associação Eco & Vida, de Várzea Paulista reúne convidados para atividades ao ar livre, transformando-se em uma verdadeira sala de aula fora da escola, com conteúdos práticos e didáticos que despertam o interesse de muitas pessoas apaixonadas por aventuras como: trilha, montanhismo, espelioturismo entre outras. É claro, sempre acompanhados com monitores, guias, biólogos e outros profissionais com experiência, além de um profissional em saúde, garantindo a segurança física dos participantes.


O projeto abre espaço para profissionais que queiram somar com a proposta. Interessados entrar em contato com (11) 9.9770-7778 Dircélio Timóteo


Os passeios são gratuitos, porém locomoção e alimentação, fica por conta dos participantes que se organizam e dividem despesas com transporte.



Conhecer para preservar teve início em 2014 ficando parado durante período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus.


Muitos passeios foram realizados, entre eles: Parque das Cavernas em Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, Serra do Japi, em Jundiaí, Serra do Mursa, Várzea Paulista e várias trilhas com cachoeira em Rio Grande da Serra.



Segundo o idealizador do projeto, Dircélio Timóteo, sempre são retiradas garragas PET das trilhas, isopor e outras formas de material plástico, que são descartados em lugares apropriados.



Dircélio diz que a limpeza faz parte do calendário de atividades da Associação Eco & Vida, incluindo circuito municipal, como limpeza nas margens de córregos e lagos, trechos de estradas e áreas de proteção ambiental, sempre coletando detritos e resíduos que, infelizmente, são largados por visitantes ainda não plenamente comprometidos com a causa ambiental.


Brevemente um programa televisivo com veiculação à cabo e UHF estará disponível, e será divugado a partir de maio, com todos detalhes e parcerias.


A proposta é abordar, de forma aprofundada dicas e orientações de conservação dos biomas brasileiros, proteção da rica diversidade biológica e cultural do país, projetos para manter para o futuro os recursos hídricos, estudos de controle da poluição do ar, solo, terra e água, ecologia urbana, fontes de energia alternativas e renováveis, arquitetura ecológica, reciclagem, comércio justo, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e ecoturismo. E produção de programas temáticos a partir de viagens nacionais.




43 visualizações0 comentário