O protótipo da BigRep é flexível, resistente, suave e não possui câmara de ar.
A empresa alemã BigRep desenvolveu uma técnica de impressão 3D que permite que modelos de pneus de bicicletas totalmente funcionais – e sem câmaras de ar – sejam impressos. O que viabiliza a funcionalidade do objeto é o material no qual ele é impresso. O filamento PRO FLEX, um elastômero termoplástico, dá flexibilidade para o modelo. Nos testes realizados pela empresa, o material revelou ter excelente amortecimento e boas propriedades dinâmicas.
O filamento, que pode ser usado na impressora industrial BigRep One, também é resistente à alta temperatura e a impactos em baixa temperatura, o que o torna ideal para uso como pneu de bicicleta para qualquer tipo de ambiente e condição climática. Também é possível customizar os detalhes do pneu de acordo com as preferências do usuário, durante a produção do design do modelo.
Por ser resistente, o pneu de filamento tem uma vida útil maior em relação aos pneus comuns, além de ser melhor para o meio ambiente, já que ele não necessita de câmara de ar de borracha para funcionar, e em consequência, ele não murcha nem precisa ser trocado frequentemente. Além disso, o PRO FLEX pode ser usado também na produção de rodas de skate, sapatos esportivos ou em componentes de equipamentos esportivos.
Apenas um protótipo
Infelizmente, no entanto, a BigRep disse que não há previsão para comercializar o modelo. O representante de comunicação da empresa, Maik Dobberack, disse que o protótipo foi apenas um “projeto de aplicação industrial interna”. Ele disse ainda que “o objetivo principal do design era inspirar e explorar as infinitas possibilidades da impressão 3D em larga escala.” Resta esperar para saber o futuro deste modelo.
Fonte: CicloVivo
Comments