O público acompanha um lapso temporal de 20 minutos em que a palhaça Piolinha surge do futuro com a missão de encontrar algum vestígio de água no que se tornou o Planeta Terra, mas só encontra terra!
A Companhia de Teatro, Palhaçaria e Produção Cultural de Ribeirão Preto-Atuacia, estreia no próximo dia 20, terça-feira, o espetáculo Planeta Só Terra, que expõe, por meio da palhaçaria, um problema que atinge a humanidade: a água, ou seja, sua escassez e as dificuldades de sobreviver sem este recurso.
Este espetáculo chama a atenção pela ousadia do cenário construído pelo artista ribeirão-pretano, Jair Correia. Em formato de um octógono gigante e quase vedado por completo, o cenário assoma nos espaços onde as apresentações acontecem e, tal como uma instalação, provoca o público a observar o que se passa dentro dele por meio de aberturas espalhadas por suas faces e são apenas 26 lugares por sessão!
Nesta perspectiva, o público acompanha um lapso temporal de exatos 20 minutos em que a palhaça Piolinha (Cinthia Vendruscolo) surge do futuro com a missão de encontrar qualquer vestígio de água no que se tornou o Planeta Terra: só terra.
Dirigido por Adriana Scannavez e com performance de Cinthia Vendruscolo, “Planeta só Terra” apresenta por meio da ótica da palhaçaria um assunto que permeia toda a vida humana: a água. Ou melhor, a falta dela, pois segundo a ONU-Organizações das Nações Unidas-menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada.
A água e a palhaça Piolinha- Nesta obra não tão futurista, a predação deste elemento vital atingiu um nível tão extremo que o planeta se tornou um lugar quase inabitável, onde a palhaça Piolinha talvez seja uma das poucas representantes da nossa espécie.
O espetáculo de palhaçaria “Planeta só Terra”, que terá duas apresentações abertas no centro da cidade, é um projeto fruto do Edital ProAC n° 43/2021 – “Prêmio Por Histórico de Realização em Teatro Produção” realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Como parte das ações a serem desenvolvidas pelo projeto, ATUACIA já realizou a oficina formativa “Dramaturgia de Palhace” no último dia 10 no Território Cultural Divino Ato.
Ficha Técnica:
Espetáculo: PLANETA SÓ TERRA
Idealização: ATUACIA
Roteiro: Adriana Scannavez e André Cruz
Direção: Adriana Scannavez
Provocação Cênica: André Cruz
Atuação: Cinthia Vendruscolo (Palhaça Piolinha)
Cenário: Jair Correia
Iluminação: Michel Mika Masson
Figurino: Zezé Cherubini
Costura do cenário e figurino: Zezé Cherubini
Cenotécnica e Contrarregragem: Hezrom Lazarini
Assessoria de Imprensa: M3 Comunicação e Eventos
Designer gráfico: Cinthia Vendruscolo
Produção Executiva: Adriana Scannavez
Produção Cultural: ATUACIA
Comments