top of page

Festival de Inverno de Paranapiacaba de 2022 é opção para toda a família curtir as férias de julho


Foto: Divulgação


Procurando um programa para toda a família? Então, a dica é aproveitar o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, vila localizada no município de Santo André, que já tem data para acontecer neste ano.


A festa, também conhecida como FIP, será realizada nos últimos fins de semana de julho, nos dias 23, 24, 30 e 31, das 10h às 20h. Como todo ano, a entrada é gratuita!

Quem quiser ir até lá e conferir, vai curtir uma programação com música ao vivo, mostras de filmes, performances teatrais, exposições e gastronomia para todos os gostos. O festival também promove oficinas, feiras de artesanato e antiguidade, além de parques recreativos para os pequenos se divertirem!




Sobre Paranapiacaba

Localizada no limite entre o planalto paulista e a serra do mar. Chegando lá você pode conferir um patrimônio arquitetônico originário da ocupação inglesa na região da serra para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do século XIX.


O cenário da vila remete aos ares britânicos, com ruas estreitas e casas. A Estação Ferroviária Alto da Serra, por exemplo, reproduz o famoso relógio Big Ben recentemente reformado e pode ser vista de longe (quando a neblina deixa). Tem ainda o Museu do Sistema Funicular e é possível encontrar trens da São Paulo Railway Company e vagões que foram usados no período imperial para transportar D. Pedro II.


E já que estamos falando de museu, você não pode deixar de visitar o Castelinho, antiga casa do engenheiro chefe da vila, que fica no topo de uma colina e abriga móveis antigos, fotos, documentos e um pequeno acervo de equipamentos ferroviários.


A vila também é famosa por seu roteiro cultural. Além de vários lugares dedicados ao artesanato e a exposições, como o Antigo Mercado e a Casa Fox. Paranapiacaba é palco de festivais como o Festival de Inverno de Paranapiacaba, o FIP chega a receber cerca de 100 mil turistas que podem conferir diversas atrações musicais e intervenções artísticas espalhadas pela vila.


Como chegar

Existem as seguintes opções para chegar até Paranapiacaba:

  • De carro pela Via Anchieta;

  • Expresso Turístico, formado por uma composição da década de 1950 que sai da Estação da Luz e serve exclusivamente para chegar à vila. Consulte aqui a disponibilidade do trem;

  • Linha de ônibus 040, operada pela Next Mobilidade, saindo do Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (linha 710 da CPTM),

  • Linha de ônibus 424TRO, operada pela Nexy Mobilidade, saindo da Estação Rio Grande da Serra (linha 710 da CPTM).


Foto: Divulgação


Com informações do Blog Meu Passeio (São Paulo para Crianças)

0 visualização0 comentário
bottom of page