A saúde dos oceanos é primordial para a saúde do planeta.
A mensagem vem do fotógrafo subaquático David Doubilet, uma verdadeira "autoridade" na matéria, com cinco décadas a documentar a evolução de ecossistemas marinhos nos quatro cantos do planeta para a revista National Geographic.
O aquecimento global é tudo uma questão de água e das mudanças na água. E a água, claro, porque vivemos num planeta oceânico, é vida. Este é um planeta oceânico: não o Planeta Terra, mas o Planeta Oceano. E as alterações nos oceanos estão diretamente ligadas à nossa sobrevivência.
Em entrevista à agência Lusa, à passagem por Lisboa, Doubilet e a companheira, a bióloga e fotojornalista Jennifer Hayes deixaram também uma mensagem para os líderes que participarão, no fim de junho, na segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar na capital portuguesa.
Ultrapassámos tantos limites, mas haverá um limite final, no qual o ponto de inflexão se torna tão mau que nos perguntamos: quão catastrófico se pode tornar?
A certa altura, os políticos precisam de tomar as decisões difíceis, que poderão ser impopulares [...] e acho que têm medo de tomar essas decisões. Mas é preciso aceitar a ciência.
Commentaires