Segurança é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade de cada cidadão. Em Jundiaí, por exemplo, a criminalidade cresceu em 2022 e atingiu o maior índice desde 2018. Por isso, iniciativas que visam aumentar a segurança das pessoas precisam ser disseminadas. E a Vizinhança Solidária é uma delas.
O que é Vizinhança Solidária?
Vizinhança Solidária é um programa da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o objetivo de incentivar ações de prevenção primária nos locais onde as pessoas moram, trabalham ou estudam. Consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito.
Em outras palavras, a Vizinha Solidária é a população fazendo a sua parte, sendo os olhos da polícia.
O programa é voluntário, aberto a qualquer pessoa e passível de ser implantado em qualquer comunidade com apoio da PM. A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o senso de responsabilidade social e melhora a organização urbana.
Como funciona?
A PM oferta a implantação do programa e se compromete com a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. Mas, para participar, a comunidade deve se organizar e aproximar os moradores para implementação do programa; também deve escolher seus “tutores”.
O tutor escolhido como líder comunitário na vizinhança solidária é quem será instruído pela PM, participará das reuniões do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e levará as medidas para a sua comunidade.
Periodicamente, agentes do programa da Vizinhança Solidária e integrantes da comunidade fazem contato, estreitando relações e permitindo que a Instituição conheça os reais problemas de segurança pública para tomar providências e soluções.
Para participar entre em contato com Dircélio Timóteo através do número (11) 9.9770-7778
댓글