top of page

Jardim Santa Gertrudes adere ao programa Vizinhança Solidária


Segurança é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade de cada cidadão. Em Jundiaí, por exemplo, a criminalidade cresceu em 2022 e atingiu o maior índice desde 2018. Por isso, iniciativas que visam aumentar a segurança das pessoas precisam ser disseminadas. E a Vizinhança Solidária é uma delas.


O que é Vizinhança Solidária?

Vizinhança Solidária é um programa da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o objetivo de incentivar ações de prevenção primária nos locais onde as pessoas moram, trabalham ou estudam. Consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito.


Em outras palavras, a Vizinha Solidária é a população fazendo a sua parte, sendo os olhos da polícia.


O programa é voluntário, aberto a qualquer pessoa e passível de ser implantado em qualquer comunidade com apoio da PM. A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o senso de responsabilidade social e melhora a organização urbana.


Como funciona?

A PM oferta a implantação do programa e se compromete com a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. Mas, para participar, a comunidade deve se organizar e aproximar os moradores para implementação do programa; também deve escolher seus “tutores”.


O tutor escolhido como líder comunitário na vizinhança solidária é quem será instruído pela PM, participará das reuniões do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e levará as medidas para a sua comunidade.


Periodicamente, agentes do programa da Vizinhança Solidária e integrantes da comunidade fazem contato, estreitando relações e permitindo que a Instituição conheça os reais problemas de segurança pública para tomar providências e soluções.


Para participar entre em contato com Dircélio Timóteo através do número (11) 9.9770-7778



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page