Jovem cria oásis de alimentos orgânicos em 15m²

Em um pequeno espaço, uma variedade incrível de alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos.



Fotos: Le Potager d'Arthur


Grande capacidade de aprendizagem, persistência e curiosidade são qualidades que os jovens possuem quase como um dom natural. Quando tais elementos são estimulados e bem direcionados, surgem histórias como a de Arthur Motté: um jovem belga que criou um verdadeiro paraíso permacultural em somente 15 metros quadrados.


A jornada de Arthur teve início ainda criança. Por meio do seu professor de música, ele se encantou com a arte de plantar vegetais. Ver as sementes germinando e o alimento nascendo é realmente mágico.


Mas, foi só em 2016 – quando o professor faleceu – que Arthur resolveu pedir aos pais um pedacinho de terra para chamar de seu. Com 15 anos na época, ele ganhou um espaço de 15m² que logo foi batizado de Le Potager d’Arthur (em português, Horta do Arthur).



Foto: Le Potager d’Arthur


A horta foi nascendo e se diversificando mesmo tendo pouco espaço disponível. Em três anos, o jovem já tinha dezenas de variedades de alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos.



Foto: Le Potager d’Arthur


Abóbora, tomate, pepino, abobrinha, capuchinha e todo tipo de hortaliças já foram colhidos em sua horta orgânica.



Foto: Le Potager d’Arthur


Para chegar ao resultado, Arthur aplicou diversas técnicas: plantio em vasos, plantio vertical, plantio de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Ele instalou por exemplo estruturas verticais de bambu para plantas trepadeiras. Também aliou o plantio de alimentos ao de flores, o que embeleza e ao mesmo tempo atrai polinizadores.


Outro grande ponto de destaque é a mini-estufa construída para cultivar suas sementes.


Na horta-jardim de Arthur é possível ainda encontrar um hotel de insetos. O espaço serve de abrigo para as espécies que ajudam no controle biológico de “bichinhos indesejados” na horta e também aqueles que atuam na polinização.



Foto: Le Potager d’Arthur


Para coroar todo esse trabalho, ele até escreveu um livro ensinando tudo que aprendeu com sua própria experiência de horta orgânica. O livro “Mon petit potager bio sur 15m²” (em português, “Minha pequena horta orgânica em 15m²”) foi publicado em 2020.


“Com minha história, espero inspirar as pessoas a cultivarem sua própria comida e a serem gentis com a natureza para que possamos trabalhar por um mundo melhor”, afirma o jovem em seu site.


Após um período dedicado aos estudos de piloto de avião, Arthur Motté voltou, recentemente, a fazer postagens em sua página no Instagram. Por lá, ele compartilha dicas, lindas fotos e muita inspiração para quem quer colocar a mão na massa.




Foto: Le Potager d’Arthur


FONTE: CICLOVIVO | MÁRCIA SOUZA

20 visualizações0 comentário