Jundiaí deve plantar mais de 3 mil árvores até dia 20

O objetivo é melhorar o conforto térmico, a qualidade do ar, a redução dos ruídos e a saúde dos moradores, além de deixar os ambientes mais bonitos


A Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) deve concluir no próximo dia 20, quando termina o Verão, o plantio de 3.940 árvores, conforme determinado no plano de Arborização Urbana de Jundiaí. Até o momento, foram plantadas 897 pés, o que significa plantar cerca de três mil árvores em cinco dias. Os bairros de maior enfoque são os que têm 'ilhas de calor', como o Novo Horizonte, o Vianelo e a Vila Arens.


Com capacidade de aumentar em 80% a quantidade de árvores nos viários, passando de 65 mil para 117 mil árvores, segundo o Departamento de Parques, Jardins e Praças, o objetivo é melhorar o conforto térmico, a qualidade do ar, a redução dos ruídos e a saúde dos moradores, além de deixar os ambientes mais bonitos.


Pessoas que moram em bairros mais arborizados não sentem falta das árvores, mas quem mora em regiões menos arborizadas, enxerga a necessidade de mais espécies. O advogado Fabiano Bizarro vê necessidade do plantio, mas que seja feito de forma consciente.


"Moro no Jardim do Trevo e lá tem bastante árvore, acho que nunca é demais, mas é bem arborizado. Ando mais a pé pelo Centro e sinto falta de algumas árvores, mas o problema é o plantio não consciente, que destrói calçadas. Na rua Leonardo Cavalcanti mesmo tem trechos da calçada que precisa sair e andar na rua."

A aposentada Vera Maria da Silva mora na Vila Municipal e acha que já tem muitas árvores em seu entorno.


"Acho que já tem tantas e é perigoso quando tem raio. No meu ver, está bom assim, acho que Jundiaí tem bastante árvore."

Já a aposentada Sônia Aparecida de Oliveira, que mora no Jardim Estádio, gostaria de ver mais árvores frutíferas.


"A árvore é o nosso oxigênio, mas acho que seria melhor ter árvores frutíferas, para os pássaros terem alimento. Onde eu moro tem poucas árvores, mas quando ando pelo Centro percebo ser mais arborizado."

ARBORIZAÇÃO

Apenas neste primeiro semestre, Jundiaí contratou o plantio de 4.020 novas árvores. Em 2019 foram plantadas 1.731; em 2020 foram 2.243; e em 2021, 2.177 árvores. Segundo a Ugisp, dos 52,5 mil espaços que podem receber novas árvores, apontados pelo Plano de Arborização Urbana de Jundiaí, 22,5 mil já se encontram prontos e os demais 30 mil necessitam de algumas adaptações para o plantio.


Do total de 65 mil árvores na cidade, o plano revelou que 40% delas possuem alguma inadequação, como idade avançada. Quem possui uma árvore em más condições na frente de casa deve contatar a prefeitura através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí e solicitar a remoção. A mesma será avaliada por técnicos.



Fabiano Bizarro acredita que o plantio de árvores deve ser consciente Crédito: DANIEL TEGON POLLI

3 visualizações0 comentário