Máquina recicla água do banho para lavar roupas

Desenvolvida para quem dispõe de pouco espaço, máquina portátil foi projetada por dupla de estudantes.


Dois estudantes da Universidade de Brunel, em Londres, na Inglaterra, desenvolveram uma máquina de lavar ecológica. O produto reutiliza a água que cai do chuveiro para lavar roupas.


Batizada de Lava Aqua X, a máquina portátil foi pensada para a realidade dos que vivem em alojamentos estudantis e dispõem de pouco espaço. Para a maioria deles, lavar roupa é um sacrifício. É demorado (não há máquinas disponíveis a todo momento), logisticamente complicado (uma vez que é preciso transportar a roupa para cima e para baixo nos corredores), além do custo financeiro.


“Pensei no fato de no meu primeiro ano lavar a maioria das minhas roupas num lavatório. Fiz uma pequena simulação de uma máquina de lavar portátil, mas me pareceu muito quadrada e feia. Então pensei ‘’ok, quem é a melhor pessoa que conheço para marketing e desenho gráfico bonitos?’ Era o Pav. Liguei para ele e o convenci a entrar no projeto, juntos desenvolvemos essa ideia”, explica Joanna Power, uma das idealizadoras do projeto. A dupla é formada por ela e pelo estudante Paramveer Bhachu.


O foco era criar uma máquina prática, que tornasse a lavagem de roupa mais fácil e mais barata. Além de reduzir o gasto de água: em média, uma única pessoa consome 149 litros de água por dia, sendo 12% no banho e 13% na lavanderia. Aliás, a dupla descobriu que os alunos passavam quase uma hora e meia por semana no chuveiro, gastando 15 mil litros de água por ano. Reunindo as várias ideias surgiu a Lava Aqua




“Uma coisa fundamental para o design do produto é que você pode ter uma ideia brilhante que resolve um problema, poupa energia ou água, mas se custar mais do que uma solução comum, ninguém vai comprar. Criamos um produto que não só faz bem ao planeta, mas é uma alternativa mais barata e melhor”, garante Paramveer.

Como funciona

A água é coletada no tanque removível da máquina, que pode ser colocado abaixo do chuveiro como um tapete. Após terminar o banho, basta recolocar o tanque na base. A máquina filtra a água e a usa para lavar as roupas. “Se todos os alunos de Londres usassem nossa máquina de lavar, economizaríamos água suficiente para encher 700 piscinas olímpicas por ano”, estima a dupla.


A Lava Aqua X é capaz de lavar até 2,5 kg de roupa em 12 minutos. A rapidez é graças ao tambor esférico – mais eficiente do que o cilíndrico, habitualmente usado pela indústria. Entretanto, a máquina funciona apenas com pequenas cargas de roupa e água deve ser trocada a cada lavagem. Já o filtro de carbono dura 25 lavagens.


A máquina ecológica venceu um concurso internacional da Red Bull Basement – onde concorreram estudantes de várias partes do mundo. E a dupla tem o desejo de lançar o produto no mercado. “Nosso sonho é conseguir dinheiro para investir”, diz Joanna. “Neste momento, estamos na fase de estágio em que precisamos de fundos para montar o protótipo, depois terminar o projeto para fabricação e fazer o lote. Ter sucesso seria conseguir fundos para tudo isso”, finaliza.


Fonte: CicloVivo | Márcia Sousa


15 visualizações0 comentário