top of page
Foto do escritorDircélio Timóteo

Motorista de ambulância de Várzea Paulista é lembrado em memorial da Covid


Nesta sexta-feira (13), João Carlos Gonçalves, conhecido como Kal, representante da Associação Eco & Vida, de Várzea Paulista, durante da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, (CNGTES), em Brasília, prestou uma homenagem emocionada ao amigo Alberto da Silva Camargo, o Betão. A mensagem foi registrada no Memorial da Covid-19, Localizado no campus Darcy Ribeiro, em Brasília, o espaço foi idealizado como um lugar de reflexão, luto e aprendizado, resgatando a memória daqueles que perderam a vida durante a pandemia.


Betão, motorista de ambulância da Prefeitura de Várzea Paulista, faleceu em 19 de setembro de 2021, aos 52 anos, vítima da Covid-19. Reconhecido por sua dedicação ao trabalho e por seu carisma, ele deixou uma marca profunda na comunidade. Kal relembrou o impacto de sua perda e destacou o legado de Betão.



“Ele era um varzino querido e muito respeitado. Betão simboliza todos os profissionais da saúde e tantas outras pessoas comuns que partiram nesta tragédia. É importante que nunca nos esqueçamos deles”, disse Kal, visivelmente emocionado.


Após sua morte, a cidade se mobilizou em uma despedida marcante. No dia 20 de setembro, um cortejo fúnebre passou pelas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, encerrando-se no Cemitério da Saudade. Amigos, familiares e colegas de trabalho encheram as redes sociais com mensagens de gratidão e saudade.


O Memorial da Covid-19 é um espaço dedicado a honrar as vítimas da pandemia e proporcionar um lugar de reflexão e luto coletivo. Kal reforçou que locais como este são fundamentais para manter vivas as memórias e reforçar o compromisso de construir um futuro mais equilibrado e humano.


“É um símbolo que nos une ao passado e nos faz pensar em como podemos ser melhores no futuro. Betão e tantas outras pessoas merecem essa homenagem, e nós devemos seguir em frente com responsabilidade e empatia”, concluiu Kal.

A iniciativa busca dar visibilidade às histórias por trás dos números, como a de Betão, um profissional da saúde que, até o fim, dedicou sua vida a cuidar da comunidade.




168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page