Mutirão de limpeza é realizado em bairros de Várzea Paulista

Atualizado: 20 de jun.


Foto: Dircélio Timóteo


A Unidade Gestora do Meio Ambiente de Várzea Paulista, com apoio do Instituto Limpa Brasil, Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, Unidade Gestora de Obras e Urbanismo, Associação Eco & Vida, Corpo de Bombeiros Civil de Várzea Paulista, Defesa Civil e voluntários, se uniram na manhã do último sábado (18) para um mutirão de limpeza em pontos viciados - lugares utilizados constantemente para descartes irregulares. A iniciativa visa evitar a disposição irregular de lixo e o acúmulo de resíduos, como forma de prevenir o assoreamento das redes pluviais e degradação do meio ambiente.

Foto: Dircélio Timóteo


De acordo com Silviane Batistela, da unidade “Limpa Brasil” de Jundiaí, esse trabalho é realizado trimestralmente,ou quando há necessidade. A ação conta com o poio da cidade na qual é envolvida no mutirão.


A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana com a pasta do meio ambiente vem intensificando a limpeza em vários bairros de Várzea Paulista.


Foto: Dircélio Timóteo


“É primordial que as pessoas se conscientizem e colaborem com a limpeza da cidade, colocando o lixo no horário da coleta, não jogando resíduos em córregos e canais, para não obstruir a drenagem das águas pluviais e assim evitar problemas como enchentes alagamentos e até deslizamentos de terra em áreas de risco”, alerta Rafael Tamberlini.

A ação mobilizou quase 40 colaboradores e atingiu os bairros do Jardim América 2, Residencial Bahia, Parque Industrial e parte da Avenida Bertioga, totalizando quase 8 toneladas de resíduos, que foram descartados no Ecoponto.




Foto: Dircélio Timóteo


Móveis, pneus, podas de árvores, lixo doméstico, resíduos de construção civil e até mesmo restos de animais; poucos itens escapam ao destino de serem jogados nos terrenos e demais locais a céu aberto. Com isso, uma série de doenças e prejuízos ao meio ambiente surgem.



Durante a limpeza, um carrinho manual da voluntária Silviane Batistela, Gestora do Instituto Limpa Brasil, em Jundiaí, foi furtada no momento que precisou adentrar um lugar meio à vegetação para retirar alguns resíduos, tudo isso em segundos.


A Guarda Civil Municipal está reforçando a fiscalização nos bairros após a execução dos trabalhos de limpeza e manutenção, inclusive penalizando infratores. A população pode e deve contribuir denunciando despejos clandestinos, pichações e outras condutas de descarte irregular de lixo e depredação do patrimônio público no telefone 153.



31 visualizações0 comentário