Outono começa chuvoso e com temperaturas agradáveis

A estação será influenciada pelo evento climático La Niña



O outono começou às 12h33 deste domingo (20) e já afetou o tempo, causando uma mudança. Temperaturas agradáveis e muita ventania foram registradas em diversos setores do estado.


Segundo a previsão meteorológica , o primeiro dia da estação foi parcialmente nublado com pancadas de chuva na maior parte de Jundiaí e na regi]ao. Várzea Paulista, por exemplo, registrou pancadas de chuva em alguns pontos.


Houve também municípios que apenas ficaram nublados e àqueles que tiveram tempo estável, como Campo Limpo Paulista, Jarinú, Atibaia, Caieiras e Itupeva, que contaram com a presença do sol.


A previsão alerta que entre o domingo (20) e a terça-feira (22), uma frente fria ganha força pelo Sudeste. Estão previstos ventos expressivos a partir do Leste. As temperaturas sobem lentamente, com menor amplitude térmica durante o dia e um pouco de frio nas manhãs e noites.


Ainda conforme o instituto, a La Niña, que é um evento climático atuante no oceano Pacífico, irá influenciar na nova estação, com variações bruscas de temperatura, períodos com tempo seco, veranicos e nevoeiros, além de geadas.


No geral, os meses de abril, maio e junho, no estado de São Paulo, apresentarão diminuição no volume de chuva em relação ao verão devido ao deslocamento das massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio passa a ocorrer do sul para o norte do continente, favorecendo a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, que tem como característica o ar frio e seco. Com isso, o intervalo entre as chuvas se torna maior e está associado principalmente à passagem de frentes frias.


Já em relação à ocorrência de chuvas, a previsão é que elas fiquem entre próxima e abaixo da média climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular no tempo e no espaço, como vem ocorrendo nos últimos meses.


O outono chega ao fim em 21 de junho de 2022, às 6h14, e dará lugar ao inverno, que deve ser intenso esse ano.


22 visualizações0 comentário