A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade abriu nesta quinta-feira, 17/03, as inscrições para o Programa Ambiente Jovem. A iniciativa quer capacitar jovens entre 16 e 24 anos como agentes de transformação ambiental e social em comunidades. Uma bolsa de R$ 200 será oferecida aos selecionados.
A formação em Educação para Sustentabilidade vai oferecer aulas e oficinas em seis eixos temáticos: Bioma da Mata Atlântica; Água; Florestas; Ciclos Biogeoquímicos e Mudanças Climáticas; Ciclo de Vida dos Produtos; e Sustentabilidade e Cidadania.
O objetivo, de acordo com a pasta, é formar cerca de 6 mil jovens em situação de vulnerabilidade social em até 120 núcleos espalhados pelo estado. Nesta primeira etapa, as aulas vão acontecer em 38 espaços, 22 deles na cidade do Rio (confira a lista no final). Os outros locais ainda estão sendo avaliados para a implementação do programa. Alunos que cumprirem a frequência mínima de 75% vão receber por até oito meses uma bolsa-estudo no valor de R$ 200.
Com a capacitação, os participantes vão construir um plano de sustentabilidade para as comunidades onde vivem, com o apoio do educador ambiental, e poderão para buscar uma vaga no mercado de trabalho.
As inscrições acontecem pelo site http://ambientejovem.com.br/, e estarão abertas até se esgotarem as 6 mil vagas. Os interessados precisam morar em áreas de vulnerabilidade social e terão que comprovar renda. A previsão é que as aulas comecem no início de abril.
Fonte: Jornak Extra | Leticia Lopes
Comments