top of page

Projeto Cidade Mirim promoverá educação no trânsito para crianças em campanha do Maio amarelo

Iniciativa, das Unidades Gestoras de Trânsito e Educação, simulará cidade completa com bicicletas e triciclos e contemplará escolas municipais durante o restante do ano



A Cidade Mirim, projeto das Unidades Gestoras de Trânsito e Educação da Prefeitura, terá uma série de atividades durante a campanha do Maio Amarelo (movimento para prevenir acidentes de trânsito), a partir do mês que vem. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da segurança no trânsito de forma lúdica e divertida.


São 50 bicicletas e 30 triciclos, além de uma cidade completa com ruas, semáforos, faixas de pedestres, prédios da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal e o futuro Hospital da cidade. A Cidade Mirim Móvel será montada nas escolas municipais durante toda a semana, deixando o projeto disponível para que todos os alunos possam participar. Durante a participação, as crianças vestirão roupas de agentes de trânsito e os próprios agentes estarão lá para orientá-las.



O gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, destaca a importância da conscientização:


"Uma criança corrigir seus pais a respeito da educação no trânsito é mais efetivo do que o próprio agente. Além disso, essas crianças serão os futuros motoristas da cidade. Conscientizá-los desde cedo é fundamental", declarou.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, destaca o relevante trabalho conjunto. “A educação para o trânsito envolvendo os alunos e as escolas é de extrema importância, pois objetiva orientar e desenvolver, junto aos estudantes, comportamentos seguros no trânsito. A ação em parceria com a Unidade de Trânsito propicia aplicar as orientações e informação recebidas em sua conduta no trânsito e junto dos pais e demais familiares, pois a construção de conceitos e valores se efetivam no exercício da cidadania”, afirmou.

A primeira escola a receber a iniciativa será o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Erich Becker (Cidade Nova II). O evento de lançamento, na próxima sexta-feira (5), que contará com a presença de agentes de trânsito, do prefeito professor Rodolfo Braga, o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, da gestora municipal de Educação, Magali Souza, e do presidente da Câmara Municipal, Eliseu Notário.


O projeto será estendido até o final do ano para atender às 31 escolas municipais da cidade. Crianças de 6 meses até 11 anos poderão participar, vestindo roupas de agentes de trânsito para imergir ainda mais na experiência.



Além disso, 11 escolas municipais da cidade terão palestras durante todo o mês de campanha sobre educação no trânsito e dia 18 de maio, haverá uma ação com as sete cidades da Região Metropolitana de Jundiaí, às 15 horas, a respeito da segurança no trânsito.


Participam também do projeto o gestor executivo da Unidade de Trânsito, Oséas Martins, a chefe de Educação no Trânsito, Marli da Silva Soares, e a agente de trânsito Rosana Timpone.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page