top of page

Reciclagem de Vidro: Separando, Reciclando e Beneficiando o Meio Ambiente

O vidro é um material amplamente utilizado em nossa vida cotidiana, e é importante saber como separá-lo corretamente para reciclagem, bem como entender seus possíveis usos na indústria e os malefícios de não reciclá-lo.


Vamos explorar essas informações para que você possa contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável.


O qual Vidro pode ser reciclável?

O vidro reciclável refere-se a embalagens e objetos de vidro, como garrafas, potes, frascos e vidros quebrados ou inteiros.


Como Separar Corretamente:

Garrafas e Potes: Garrafas de vidro, potes e frascos devem ser separados do lixo comum. Certifique-se de remover rótulos e tampas, pois atrapalham a reciclagem.


Itens Não Recicláveis: Espelhos, vidro de janelas, cerâmica e porcelana não devem ser colocados na reciclagem de vidro, pois têm composições diferentes.


 Cores Diferentes: Em alguns lugares, é importante separar vidro por cor (transparente, verde e marrom) para facilitar o processo de reciclagem, informe-se!


Usos na Indústria:

Reciclagem de Vidro: O vidro reciclado pode ser derretido e usado para criar novos produtos de vidro, como garrafas e embalagens.


Construção Civil: Cacos de vidro reciclado podem ser usados em pavimentação, revestimento de paredes e fabricação de concreto.


Fibras de Vidro: O vidro reciclado pode ser usado para fabricar fibras de vidro usadas na indústria de construção, fabricação de carros e até mesmo em equipamentos esportivos.

Os Malefícios de Não Reciclar o Vidro:


Impacto Ambiental: A fabricação de vidro virgem a partir de matérias-primas exige altas temperaturas, o que consome energia e emite gases de efeito estufa.


Desperdício de Recursos: Não reciclar vidro significa desperdiçar matéria-prima valiosa e recursos naturais, como areia, que são usados na produção de vidro novo.


Crescimento de Aterros: O vidro não reciclado ocupa espaço em aterros sanitários, que só crescem é só prejudicam cada vez mais o meio ambiente, todos temos que entender que o fim de aterros sanitários é extremamente necessário, pois não é uma solução adequada ambientalmente, afetando diretamente a população com a falta de salubridade, gerando doenças e destruindo recursos naturais preciosos, vindo a gerar altos custos ao estado com tentativas de recuperação dessas áreas devastadas.


Reciclar vidro é uma ação simples e eficaz para preservar recursos naturais, economizar energia e reduzir a poluição.


Ao fazer sua parte e separar corretamente o vidro para reciclagem, você está contribuindo para um ambiente mais sustentável e saudável.


Juntos fazemos um mundo melhor, compartilhe essa atitude !!

4 visualizações0 comentário
bottom of page