Uso correto da ferramenta é uma das alternativas mais seguras para prevenir a infecção pela variante Ômicron do novo coronavírus.
O uso de máscara em locais públicos serve como estratégia para a prevenção contra a Covid-19 desde o início da pandemia (Foto: Freepik)
As máscaras N95, padronizadas no Brasil com a sigla PFF2, consideradas o padrão-ouro para proteção, são uma das mais seguras para prevenir a infecção por vírus respiratórios, como o da Covid-19, e o influenza, responsável pela gripe comum. Esse modelo de máscara retém gotículas emitidas durante a fala, tosse ou espirro, elas protegem contra aerossóis que podem conter vírus, bactérias e fungos.
De acordo com a médica infectologista Raquel Muarrek, as siglas PFF2 e N95 estão associadas à alta capacidade de filtração dessas peças faciais. “São máscaras classificadas com grau de filtração de partículas. Elas são projetadas considerando uma análise dos vários níveis de risco para as pessoas, de acordo com os ambientes de trabalho interno ou externo. Ela protege mais
A recomendação do uso de máscara em locais públicos serve como estratégia para a prevenção contra a Covid-19 desde o primeiro ano da pandemia. A emergência da linhagem Ômicron do novo coronavírus, identificada e classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em novembro de 2021, destacou a importância do reforço nas medidas de prevenção contra a doença.
De acordo com a OMS, a cepa apresenta uma alta transmissibilidade em relação à linhagem original do vírus e comparada às demais variantes do coronavírus. Embora esteja sendo associada a quadros clínicos mais leves, infectologistas reforçam que deve-se manter as medidas de proteção.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os respiradores com classificação PFF2 seguem as normas brasileiras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a norma europeia e apresentam eficiência mínima de filtração de 94%. Já as máscaras N95 seguem a norma dos Estados Unidos e apresentam eficiência mínima de filtração de 95%.
Comentários