top of page

UBSs de Várzea Paulista realizam ações no Novembro Azul

UBSs intensificam orientação aos homens sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Câncer de Próstata e aumenta oferta de exames




As Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista realizam diversas ações em celebração ao ‘Novembro Azul’, que busca conscientizar os homens sobre a prevenção do Câncer de Próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Durante todo o mês serão realizadas palestras, orientações em salas de espera e o aumento da oferta de exames médicos aos homens, como o PSA, a partir de 45anos.


O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Como identificar?

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. É importante que os homens procurem a UBS mais próxima do seu bairro e agende uma consulta com um Clínico Geral. O médico vai solicitar os exames necessários, ou encaminhar o paciente para um especialista.

O tratamento

O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.


Fatores de Risco

Os fatores de riso são o sedentarismo, idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos), histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros) e alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos.

Confira as atividades das UBSs de Várzea Paulista:


UBS Jd. América 4

Durante todo o mês: orientações, oferta de exames de PSA e coleta de sorologias.

UBS Jd. Promeca

Oferta de exames saúde do homem durante o mês de novembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã durante a coleta de exames. Orientações na sala de espera.

UBS Jd. América 3

Decoração da UBS com temas pertinentes e ofertas de exame de PSA. No dia 25 de novembro, às 14h, Roda de conversa com o médico Clínico Geral Lucas Medeiros Curzio, com o tema Saúde do Homem.

UBS Cidade Nova 2

Orientações sobre a importância do exame preventivo de PSA e de toque, às terças, quartas e quintas, das 07 às 11 horas, nos dias de coleta de exames laboratoriais. Busca ativa com oferta de PSA, através das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde.

Dia 30 de novembro, às 13h30, roda de conversa sobre Saúde do Homem.

UBS Vila Marajó

Nos dias de coleta de exames laboratoriais, será realizado o exame de PSA, as segundas, quartas e sextas-feiras, das 07 às 11 horas. Orientação sobre a saúde do homem. Em sala de espera, com entrega de brindes.

UBS Jd. Buriti

Ofertar exames de PSA a todos os homens acima de 45 anos, e orientações na sala de espera todos os dias.

UBS Jd. Bertioga

Palestras nos dias 08 e 22 de novembro, às 08h30, sobre a “Importância dos cuidados com a saúde do homem”.

UBS Vila Santa Terezinha

Dias 08, 22 e 29 de novembro, das 08 às 11 horas: coleta de exames PSA para homens acima de 45 anos, atualização de vacinas e testes rápido (Sífilis, Hepatites Virais e HIV).

Dias 23 e 30 de novembro, a partir das 13h: consultas com os pacientes homens, roda de conversa sobre câncer de próstata.

3 visualizações0 comentário
bottom of page