top of page

Umapaz lança dois e-books gratuitos sobre educação e sustentabilidade

Publicações digitais abordam educação ambiental e caminhos para a construção de uma escola sustentável.


Em comemoração a seus 15 anos, a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) lançou dois e-books sobre educação e sustentabilidade, com exemplos e dicas para as transformações necessárias


Sendo assim, olhar esse fenômeno socioambiental global pelas lentes da educação parece fundamental para informar, formar, empoderar e engajar para a ação climática. Esse movimento pode ser capitaneado pelas escolas e demais instituições de ensino, trazendo para o diálogo e para o debate atores historicamente excluídos, e que não por acaso, são os mais afetados pelos eventos extremos e seus impactos sobre a saúde, moradia, segurança, economia, entre outros.


Ou seja, o enfrentamento da crise climática não depende unicamente de um protagonismo individual ou institucionalizado. Claro, ambos são válidos, mas o protagonismo coletivo e colaborativo pautado em valores solidários e inclusivos ressignifica as instituições, bem como o sentido da Educação como um todo. Uma Educação que transforma a vida de toda a comunidade por meio da construção de novos conhecimentos contextualizados e significativos.


O livro “Caminhos Possíveis para uma Escola Sustentável”, por exemplo, conta a experiência de formação continuada para educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação do município (DREs). A publicação apresenta o registro de um trabalho educacional feito de fevereiro a dezembro de 2019 a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio técnico da Unesco e da Associação Palas Athenas.


O trabalho realizado é um processo de formação continuada de educadores da educação infantil e fundamental em São Paulo e foi desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ancorados na Secretaria Municipal de Educação, no currículo da cidade, no compromisso da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente com a Umapaz e na disseminação dos processos educativos voltados à sustentabilidade.


A ideia de compartilhar esta experiência nasceu da vontade de registrar o processo no âmbito das articulações, da viabilidade e da execução, a fim de servir como referência a outras iniciativas dentro e fora de São Paulo.


Já o almanaque “Caminhos para Construção de uma Escola Sustentável”, por sua vez, foi elaborado com dicas de sustentabilidade para educadores, ODS, direitos humanos e jardinagem atuando diretamente nas escolas.


As duas publicações podem ser acessadas gratuitamente neste link. Por lá, você encontra outros e-books desenvolvidos pela Umapaz e disponíveis para download.


FONTE: CICLO VIVO



3 visualizações0 comentário
bottom of page