top of page

Várzea Paulista: Unidade Gestora de Cultura promove oficina “Atuação para Cinema”

Capacitação ocorre no dia 19 de outubro, no auditório da Praça CEU, às 18h



A Unidade Gestora Municipal de Cultura e Turismo promove a oficina “Atuação para Cinema”, que ocorre no auditório da Praça CEU, às 18h, no dia 19 de outubro. São 20 vagas, para pessoas a partir de 14 anos.


Atuação para Cinema é uma oficina prática, na qual são realizados exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa.


As dinâmicas propostas envolvem exercícios para trazer o ator para o momento presente, estimulando sua disponibilidade corporal, sensorial e emocional e a conexão com o outro através da ampliação da escuta. Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, entre outros.


Vanise Carneiro

A oficina será realizada pela oficineira Vanise Carneiro, que é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas, longas-metragens e mini séries para TV. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios, como por exemplo o prêmio Açorianos e o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz. Foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio à Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema.


Inscrição

A inscrição pode ser realizada pelo e-mail cultura.turismo@varzeapaulista.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4595-2649. Para se inscrever basta enviar o seu nome completo, RG e CPF, telefone para contato, endereço completo e aguardar confirmação.
4 visualizações0 comentário
bottom of page