top of page

22 DE ABRIL – DIA DA TERRA

O Dia da Terra é celebrado anualmente no 22 de abril. Essa data surgiu em 1970, por um movimento organizado pelo senador americano Gaylord Nelson, e foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009. O Dia da Terra tem como objetivo a conscientização de toda a população mundial sobre a necessidade de cuidar do planeta, de forma a garantir o bem-estar de todos os seres.


Com um lema escolhido previamente, diversas atividades são realizadas mundialmente nesse dia para celebrá-lo. No entanto, é importante destacar que o cuidado com a preservação do planeta deve ser contínuo, sendo que pequenas atitudes no nosso dia a dia fazem a diferença, como o cuidado ao descartarmos o lixo produzido em locais adequados.


Como surgiu essa data?

No ano de 1970, diante do grande aumento da poluição, que, a princípio, era visto como sinal de desenvolvimento e passou a ser visto como um problema aos seres vivos, o então senador americano Gaylord Nelson, após presenciar um derramamento de óleo em Santa Bárbara, na Califórnia, organizou um movimento com o objetivo criar um dia no qual todos refletissem sobre as questões ambientais.


O senador buscou unir os protestos contra a guerra do Vietnã, que já estavam ocorrendo, com um olhar sobre as questões ambientais, de forma a criar uma consciência pública sobre as necessidades de preservar-se o meio ambiente.


Assim, em 22 de abril de 1970, período compreendido entre as férias da primavera e os exames finais, de forma a aproveitar os movimentos realizados pelos universitários, cerca de 20 milhões de americanos foram às ruas e participaram de diversas atividades, como comícios, palestras e protestos contra a degradação ambiental.


Dia da Terra como um evento global

No ano de 1990, um outro grande movimento foi criado devido à ação de grandes líderes ambientais. Com isso, o Dia da Terra tornou-se um evento global com atividades sendo realizadas em 141 países e mobilizando mais de 200 milhões de pessoas.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page