top of page

28 de Abril – Dia Nacional da Caatinga


Celebrado no Brasil, anualmente em 28 de abril, foi criado com o intuito de não apenas homenagear este bioma, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental. A caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional.


A caatinga engloba os seguintes estados brasileiros: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.


Origem do Dia Nacional da Caatinga – Esta data foi oficializada por meio do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, que determina que anualmente, a data seja comemorada em todo o País.


Ainda de acordo com o Decreto, a responsabilidade para a promoção e organização de ações próprias para conscientizar a população sobre a importância desse bioma caberá ao Ministério do Meio Ambiente.


O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.


Esse bioma tem uma importância fundamental para a biodiversidade do planeta, pois 33% de sua vegetação e 15% de seus animais são espécies exclusivas (endêmicas), que não existem em nenhuma outra parte do mundo.

0 visualização0 comentário
bottom of page