top of page

Associação Eco e Vida promove educação ecológica levando mais de 160 pessoas para conhecer o PETAR

Projeto "Conhecer Para Preservar" visa despertar a consciência ambiental por meio de ações externas em Várzea Paulista



A Associação Eco e Vida, dando continuidade ao Projeto "Conhecer Para Preservar", realizou uma série de atividades de educação ecológica com o objetivo de despertar a consciência ambiental nas crianças, jovens e adultos do município. O projeto, que busca conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, levou mais de 160 pessoas desde o inicio deste ano, para explorar o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), uma área de rica biodiversidade composta por mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, além de sítios arqueológicos e paleontológicos.


Com o acompanhamento de guias ambientais e biólogos experientes, os participantes puderam se conectar diretamente com a natureza, entendendo a relevância da preservação do ecossistema local. A iniciativa foi totalmente gratuita, visando democratizar o acesso à educação ecológica e sensibilizar a comunidade para a conservação do meio ambiente.


O Projeto "Conhecer Para Preservar" tem se destacado na região como uma importante ação de conscientização, promovendo experiências práticas e enriquecedoras para os participantes. Divididos em datas e grupos, os munícipes de Várzea Paulista tiveram a oportunidade de vivenciar as trilhas ecológicas, explorando as belezas naturais do PETAR e aprendendo sobre a importância da preservação ambiental para o equilíbrio do ecossistema.



De acordo com o gestor da Associação Eco e Vida, Tiago Gonçalves, "o projeto tem o intuito de inspirar o público a se tornar protagonista na proteção do meio ambiente, por meio do conhecimento e contato direto com a natureza. Ao proporcionar essa vivência no PETAR, buscamos conscientizar e sensibilizar para a preservação não só desse parque, mas de todo o nosso patrimônio natural."

As trilhas ecológicas continuam disponíveis para agendamento e podem ser realizadas através do e-mail ecoevida@gmail.com. A Associação Eco e Vida enfatiza que a iniciativa está aberta a todas as faixas etárias, encorajando a participação de crianças, jovens e adultos em prol da educação ecológica e da proteção da biodiversidade local.


Essa atividade de educação ecológica vem se mostrando essencial para fortalecer a consciência ambiental na comunidade de Várzea Paulista, despertando a importância da preservação da natureza e incentivando ações em prol do meio ambiente. Com mais iniciativas como essa, é possível vislumbrar um futuro mais sustentável, onde todos atuam como agentes ativos na proteção do nosso planeta.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page