Com 50ºC, Dubai cria tempestade artificial para baixar termômetros

Drones libertaram cargas elétricas nas nuvens para criar chuva


Fonte: Revita Veja | Ernesto Neves


Dubai: cidade criou chuva artificial para atenuar onda de calor extremo Reprodução/Reprodução


Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, iniciou nesta semana a produção de tempestades artificiais para tentar amenizar a onda de calor extremo que vem castigando a região. A cidade tem enfrentado temperaturas superiores a 50ºC há dias, sem nenhum sinal de alento previsto para o curto prazo.


O temporal foi criado com a ajuda de centenas de drones, que despejaram produtos químicos na atmosfera com o objetivo de criar d nuvens carregadas. Dubai está situada em região desértica, recebendo em média menos de 10 centímetros de chuva por ano.


Os drones liberaram cargas elétricas nas nuvens, fazendo com que elas se aglutinassem até a formação de chuva. Segundo cientistas dos Emirados,essa tecnologia é superior a outras formas de criação de chuva artificial tradicionais, que em geral utilizam produtos químicos.


De acordo o Departamento de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, a estratégia tem funcionado. Encorpadas, as chuvas tem caído sobre a região com força, num fenômeno semelhante às monções que desabam anualmente sobre a Índia. Um dos registros divulgados por uma rede de TV local mostra uma rodovias sobre forte chuva.


Originalmente, a técnica de semeadura de nuvens foi criada por cientistas americanos na década de 1940. Inicialmente, ela consistia em bombardear a atmosfera com partículas sólidas, geralmente sal ou iodeto de prata, para estimular a a precipitação em regiões sujeitas a estiagens.


Temporal inunda rodovia de Dubai Dubai/Divulgação





16 visualizações0 comentário