Contato com a natureza te deixam mais calmo e criativo, dizem pesquisas

Uma pesquisa realizada pelos professores de psicologia, Ruth Ann Atchley da Universidade do Kansas e David L. Strayer da Universidade de Utah, demonstrou que as funções cerebrais relacionadas à criatividade e a solução de problemas, são renovadas quando você se desconecta da tecnologia e se reconecta com a natureza. O motivo para essa melhora, segundo a pesquisa, é porque a tecnologia e o barulho das áreas urbanas exigem demais da nossa atenção, o que faz sobrecarregar nossas funções cognitivas.

Se você estiver se sentindo sobrecarregado e estressado pela vida urbana e pelo ritmo 24/7 da vida online, basta desconectar e ir fazer uma trilha ou acampamento (sem levar seu smartphone obviamente) que você ficará renovado.


A natureza acalma

Outro estudo muito parecido, foi executado por um grupo de cientistas do Japão, Coréia e Finlândia que fez testes com 48 jovens japoneses. Os 48 participantes realizaram caminhadas em florestas em quatro locais diferentes. Os dados colhidos indicaram que as caminhadas na floresta tiveram influência positiva no relaxamento cardiovascular dos participantes e que aumentaram significativamente a atividade nervosa parassimpática de todos eles. O sistema nervoso parassimpático é responsável por responder às situações de calma e por ativar ações do organismo como a desaceleração dos batimentos cardíacos, a diminuição da pressão arterial e a diminuição da adrenalina e de açúcar no sangue.


A natureza limpa a mente

Em um terceiro estudo realizado na Universidade de Stanford, os pesquisadores investigaram como o contato com a natureza afeta a “ruminação”(termo utilizado para denominar formas obsessivas de pensamento na qual as mesmas ideias ou temas se repetem e excluem outros tipos de atividade mental), e descobriram que o contato com ambientes naturais, como fazer trilhas por exemplo, diminui os pensamentos obsessivos e negativos, ou seja, a natureza ajuda a limpar e acalmar a mente.


A Eco e Vida realiza mensalmente passeios em meio a natureza,que além de ser prazeroso funciona como educação ambiental, já que os caminhantes terão a sua volta uma grande sala de aula.


As passeios são monitorados e tem quantidade limitado de participantes. Não tem custo.


Para saber mais, só entrar em contato através do número (11) 99792-9680.







4 visualizações0 comentário