top of page

Existem quatro vezes mais formigas do que se imaginava, diz estudo

De acordo com a pesquisa, são 20 quatrilhões de formigas no planeta


Imagem: pixabay


Uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), em 19 de setembro, apontou que 20 quatrilhões de formigas vivem no planeta. A estimativa é quatro vezes maior do que a indicada pelo biólogo Edward Osborne Wilson em uma pesquisa da década de 1990, uma das mais aceitas até então.


Isso quer dizer que, atualmente, existem cerca de 2,5 milhões desses insetos para cada pessoa no mundo — já que, segundo o site Our World in Data, hoje a Terra tem mais ou menos 8 bilhões de habitantes.


Os pesquisadores chegaram à estimativa de 20 quatrilhões de formigas ao combinar dados de 489 estudos, de diversos países, até definir o peso aproximado de todas as formigas do mundo juntas. A partir disso, eles calcularam quantos desses animais eram necessários para atingir o peso previsto.



Imagem: pixabay


De acordo com os autores, o alto número de formigas não precisa ser motivo de preocupação, já que esses insetos são benéficos para o equilíbrio da natureza e devem ser preservados. Por exemplo: as formigas abrem pequenos “caminhos” no solo e fazem com que sementes caiam nesses locais, assim, elas brotam com mais facilidade. Elas também servem de alimento para diversos outros animais, como alguns pássaros. E ainda há uma espécie, chamada formiga carpinteira, que se alimenta de madeira morta, ajudando a “limpar” as florestas desse resíduo.


Por questões como essas, diminuir a quantidade de formigas ou eliminá-las da natureza significaria causar um desequilíbrio muito grande ao meio ambiente.


Fontes: Estadão, F5, Our World in Data e Pnas.




1 visualização0 comentário
bottom of page