top of page

Métodos inteligentes de impedir a poluição da Terra



A poluição da terra define coletivamente todos os tipos de poluição que estão destruindo o planeta Terra, especialmente aqueles que surgem das atividades humanas.


A contaminação dos corpos d'água, solos e atmosfera entre outros ecossistemas e habitats naturais é a principal causa da poluição da terra.


A rápida exploração dos recursos naturais pode se caracterizar também em outro fator impactante.


Para gerenciar a poluição da terra é necessário estabelecer medidas adequadas de conservação e manejo.


As medidas podem ser tão simples quanto reutilizar um produto quantas vezes for possível para reduzir o desperdício geral que entra no ambiente. Outras medidas podem incluir reciclagem, descarte adequado de resíduos, práticas agrícolas apropriadas e uso de fontes de energia renováveis.


Então, separamos algumas maneiras espetaculares de evitar a poluição da terra!



Reciclagem
É o processo em que resíduos ou materiais obsoletos são processados e convertidos em novos materiais reutilizáveis. É considerado um método alternativo aos métodos convencionais de descarte de resíduos.
Possui benefícios como a redução de emissões de gases de efeito estufa e ajuda a economizar materiais potencialmente úteis.
Reutilização
Essa é a prática de usar algo novamente para reutilização convencional ou para outra função diferente.
Ao contrário da reciclagem, não envolve quebra ou reprocessamento de materiais. Economiza dinheiro, energia, recursos e tempo.
Fitorremediação
A fitorremediação é uma tecnologia pela qual plantas vivas, juntamente com os micro-organismos associados, são usados na limpeza de solo, água e ar contaminados.

Este método é combinado com outras técnicas de emendas agronômicas e do solo para remover os contaminantes tóxicos ou ambientais.
Tratamento de Águas Residuais Industriais
As indústrias estão entre os maiores contribuintes para a poluição da terra. Usam terras e fontes de água como seus principais locais de despejo, o que leva ao acúmulo de materiais tóxicos no solo e na água.
Além disso, algumas indústrias emitem gases tóxico para o meio ambiente, causando poluição do ar e chuvas ácidas.
Uso do Sistema de Lavagem
Os sistemas de lavagem são dispositivos que controlam a poluição do ar e são usados na remoção de partículas químicas e gases tóxicos dos fluxos de chaminés industriais.

Eles também são convenientes na recuperação de calor que emana de gases quentes através do processo de condensação de gases de combustão.

Uso do Oxidante Térmico em Fábricas de Produtos Químicos
As plantas químicas liberam gases tóxicos como resultado das reações químicas nos processos de fabricação.
Ao reduzir esse tipo de poluição, ele pode ser controlado submetendo os gases perigosos a altas temperaturas, que os decompõem antes de serem liberados no ambiente.
 Compensando Impactos Ambientais
Envolve compensar os impactos ambientais dos recursos naturais, como rios, oceanos, florestas e lagos.
Quando um recurso natural é destruído, as organizações responsáveis devem comprar créditos ou compensar os danos para restaurar os recursos naturais.
Auditoria Ambiental
Garantir que os processos de fabricação e as plantas de produção não causem efeitos adversos ao meio ambiente!

As empresas e fábricas devem enviar Declarações Ambientais que indiquem suas unidades poluidoras. As medidas visam garantir ar limpo, qualidade do ar urbano, sistemas de água limpa e terrenos sem poluição.
Minimização de Resíduos e Produção mais Limpa
Essa estratégia pode ser adotada por indústrias de pequena e grande escala para minimizar a poluição industrial através do uso de práticas de produção mais limpas e eficientes.

É baseado no princípio de melhoria contínua, redução de emissões, aumento da eficiência da produção e redução de resíduos.
Mapeamento e Estatísticas Ambientais
Excelente estratégia de gestão ambiental que envolve o uso de informações confiáveis e o mapeamento de áreas que necessitam de atenção especial ao controle e prevenção da poluição.
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
É uma ferramenta de gerenciamento usada na tomada de decisões sobre conservação ambiental e fornece informações vitais sobre os impactos de vários processos de fabricação e produtos acabados no meio ambiente.

 A Prática do Plantio de Árvores
As árvores reduzem a velocidade do escoamento superficial e, como resultado, reduzem a erosão e a lavagem dos contaminantes para os corpos d'água.
 
As árvores também são sumidouros de carbono e podem, portanto, ajudar a reduzir a quantidade de dióxido de carbono no ambiente que causa o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Minimize o Uso de Veículos e Aviões
Um dos principais poluidores do ar na Terra são veículos e aviões. Eles liberam grandes quantidades de gases da gasolina que contêm poluentes.
Quando seu uso é reduzido, considerando outras opções de viagem e alternativas de combustível, como trens elétricos, reduzindo viagens, ciclismo ou caminhada e veículos elétricos, a poluição do ar pode ser reduzida significativamente.

Descarte de Óleos, Gorduras e Graxas
O óleo de cozinha, a graxa ou as gorduras devem ser coletados e posteriormente descartados adequadamente como um resíduo sólido, em vez de serem descartados na pia, onde contribui para a poluição da água.
Uso de Gasolina sem Chumbo
O chumbo é uma substância altamente tóxica que pode levar à contaminação do solo e das fontes de água. A gasolina sem chumbo restringiria os efeitos da poluição.
Descarte Adequado de Medicamentos e Químicos Domésticos
Tais substâncias contêm altos níveis de substâncias tóxicas e não devem ser lavadas pelo ralo ou descartadas.
Métodos de descarte adequados são necessários ao descartar medicamentos usados e outros produtos químicos domésticos mencionados.

Uso Adequado do Banheiro
Algumas pessoas têm a tendência de descartar resíduos, como materiais sintéticos, embalagens, resíduos de papel, bolas de naftalina e produtos de branqueamento no banheiro.
Esses resíduos contêm substâncias tóxicas que podem acabar nas fontes de água. Portanto, o uso adequado dos banheiros pode ajudar a reduzir a poluição da água.
 Uso Mínimo de Detergentes e Alvejantes
Alvejantes e detergentes usados na limpeza de roupas são tóxicos para o meio ambiente e, por esse motivo, é necessário minimizar o uso.
Detergentes sem fosfato são mais ecológicos e, portanto, devem ser considerados um substituto ideal para os detergentes convencionais.
Redução no Uso de Insumos Agrícolas não Orgânicos
O uso excessivo de insumos agrícolas, como fertilizantes artificiais, pesticidas, herbicidas e fungicidas, pode levar à contaminação do solo e à poluição da água, pois esses produtos químicos são retidos no solo e, mais tarde, chegam aos rios e lagos através da infiltração do solo e do escoamento superficial.

Em vez disso, os agricultores devem usar métodos orgânicos para o controle de ervas daninhas, doenças e pragas para reduzir a poluição do solo e da água em escala global.
 Tratamento e Gerenciamento de Esgoto

A melhor maneira de limitar o número de resíduos tóxicos lançados nas fontes de água das estações de esgoto é o tratamento adequado.

As casas que utilizam fossas sépticas ou os drenos da adega também devem garantir que tenham estratégias de gerenciamento adequadas dos esgotos para evitar a contaminação dos sistemas de águas subterrâneas.
Pare de Fumar
Os cigarros não são apenas prejudiciais à saúde de um indivíduo, mas também poluem o meio ambiente.
As pontas de cigarro não são biodegradáveis e contêm produtos químicos como arsênico, acetona, formaldeído, benzeno, amônia, cádmio, tolueno e chumbo.
Uma bituca de cigarro pode vazar esses produtos químicos no ambiente natural por até 25 anos.
Manutenção do Veículo e Manutenção em Boas Condições
Veículos bem conservados não têm vazamentos de óleo e são bastante eficientes em termos de combustível, reduzindo assim a poluição geral da terra.
Se for necessário fazer o descarte das peças obsoletas do veículo, ele deve estar de acordo com os regulamentos estabelecidos de desmontagem, processamento e reciclagem.

 
Apoiar Organizações que Advogam pelos Esforços de Conservação
As pessoas devem apoiar as empresas que possuem projetos que visam reduzir a poluição da terra, como as que utilizam produtos reciclados.

Conservação de Energia e Uso de Fontes Renováveis
O uso de máquinas que economizam energia e lâmpadas com eficiência energética é um meio de aumentar a sustentabilidade ambiental e reduzir a poluição e a degradação ambiental.

A exploração de opções de energia renovável, como a energia eólica e solar, também pode ajudar bastante a limitar a poluição da terra, devido ao fato de que a produção de eletricidade é o principal contribuinte para as emissões de gases de efeito estufa.
Evite o Uso de Plástico
Garrafas, pratos e sacos de plástico não são biodegradáveis e um dos principais poluentes ambientais. E ainda destroem a vida aquática.

 O uso de Áreas de Descarte Designadas de Eletrônicos, Óleo de Motor e Anticongelante
Esses produtos devem ser despejados em pontos de coleta designados, onde podem ser coletados para reciclagem ou descarte adequado
Envolvendo a Autoridade Local
No caso de práticas inadequadas em termos de disposição de resíduos por empresas ou indústrias, as pessoas devem tomar a iniciativa de informar as autoridades locais relevantes.
 Uso de Eletrodomésticos Eficientes em Termos de Água

Máquinas de lavar louça, banheiros, máquinas de lavar e chuveiros consomem muita água. O uso de aparelhos que economizam água pode economizar milhões de litros de água que seriam desperdiçados.
Atividades de Limpeza Ambiental
Participar de projetos que envolvem a limpeza do ambiente ao redor, como ao redor da praia ou rios poluídos, é um meio de controlar a poluição.

Fazendo Doações
Contribuições monetárias e doações para organizações de proteção ambiental também são um meio de contribuir para a conservação e o gerenciamento do ambiente natural.

Fonte : Ecologica


0 visualização0 comentário
bottom of page