top of page

O poder da reciclagem



Devido a grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem vem se tornado uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta


A importância da reciclagem também está ligada ao desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos. Isso porque, quando descartamos os produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que melhoramos os índices de reaproveitamento, barateamos o custo de produção e estimulamos o crescimento da reciclagem.


As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Descarte correto dos materiais recicláveis

A iniciativa também orienta a população sobre como fazer o descarte de materiais recicláveis de maneira adequada:

Separe os resíduos recicláveis dos não recicláveis

materiais sujos, como guardanapos e papel higiênico usados não devem ser descartados junto com materiais recicláveis. Quanto mais limpo o descarte estiver, mais chance de que ele seja reciclado.

Separe os diferentes tipos de resíduo

Plástico, papel, metal e vidro. Isso faz muita diferença no trabalho dos catadores;

Muito cuidado com o vidro

Copos e garrafas quebradas devem ser descartados de maneira cuidadosa. Coloque os cacos em um recipiente bem fechado e escreva um aviso explícito, diminuindo a chance do catador se machucar.

Reduza seu consumo

A reciclagem é importante, mas a principal solução para o problema da poluição ambiental é a redução do consumo e consequentemente do descarte de materiais. Se for comprar, dê preferência a produtos que tenham embalagens reutilizáveis.

Escolha as embalagens com consciência

Priorizar certos materiais é um jeito simples de fortalecer a cadeia da reciclagem. Na hora de comprar bebidas, por exemplo, prefira latas a garrafinhas — no ferro-velho, o quilo desse material é 60 vezes mais valioso que o quilo do vidro. Materiais com valor menor terão menos chance de serem reciclados.

Não jogue sua latinha em qualquer lugar

Se você estiver em uma festa de rua tomando uma bebida, não jogue a lata no chão. O agachamento repetido pode causar problemas de saúde no profissional da reciclagem. Lembre-se que, para juntar um quilo de alumínio, o catador precisa coletar cerca de 70 latinhas vazias. Já pensou se toda vez que você precisasse de R$3,50 fosse preciso se agachar 70 vezes em meio a multidão na rua?

Remunere o catador

O profissional da reciclagem tem um reconhecimento inversamente proporcional a sua importância. O poder público e as empresas fingem que eles não existem, e o ferro-velho paga muito pouco pelos materiais.


Ao solicitar o serviço de um catador, lembre-se: você não está fazendo uma doação, mas contratando um profissional especializado para gerir seus resíduos. O resíduo é responsabilidade de quem o utilizou, daí a importância da separação, da limpeza, da redução de consumo – e também da remuneração.

Lixo?

Para os profissionais da reciclagem, essa palavra é quase um palavrão. Lixo é algo que cheira mal e não serve pra nada. Ao se referir à matéria-prima dos catadores, prefira termos como materiais recicláveis ou resíduos.




Disk Coleta Seletiva (11) 99792-9680
14 visualizações0 comentário
bottom of page