top of page

Proteger animais silvestres é assegurar qualidade de vida

Todos os anos, milhares de espécies de animais são extintas. Animais que antes vagavam pela Terra em abundância estão desaparecendo de maneira permanente do planeta em ritmo assustador. Os cientistas estimam que o atual índice de extinção seja mil vezes maior do que seria normalmente devido a um fator: os seres humanos.


O que está errado?

Estamos consumindo os recursos naturais da Terra mais rápido do que eles podem ser renovados. Destruímos os hábitats dos animais, seus alimentos, água e ar — bem como os próprios animais — a um índice insustentável. À medida que mais ninhos de pássaros são destruídos para a construção de arranha-céus, rios são drenados para a construção de estacionamentos e elefantes são abatidos para a fabricação de adornos, o número e a diversidade dos animais encolhem.


O tráfico aumenta a ameaça à vida selvagem. O comércio ilícito de animais e de partes de seu corpo no mercado negro está crescendo. O aumento da demanda por produtos provenientes de elefantes, rinocerontes e trigres, bem como de outros animais terrestres icônicos, ameaça não apenas essas espécies, mas a paz, a saúde e a prosperidade das pessoas que vivem próximas deles. O tráfico de vida selvagem reduz a segurança dos cidadãos e os lucros de negócios legítimos.


Por que devemos nos importar

Quando uma espécie de animal é extinta, os animais insubstituíveis são apenas parte da perda. Embora possamos considerar o mundo animal separado do nosso mundo, nossas vidas e as deles estão interligadas, conectadas por milhões de fios. Plantas, animais, pessoas e o meio ambiente juntos constituem uma comunidade biológica — um ecossistema — no qual cada parte depende do outro para sobreviver. Quando uma parte da comunidade entra em desequilíbrio ou é eliminada, o sistema todo sofre.

Todos podem ajudar

Embora os seres humanos sejam a maior ameaça à vida selvagem, também somos sua única esperança. Em todo o mundo pessoas físicas e pequenos grupos, bem como grandes organizações, empresas e governos, estão fazendo sua parte para garantir um futuro mais seguro para a nossa vida selvagem — e para nós. Desde conter a demanda por produtos derivados de animais, criar e aplicar leis contra o tráfico ilegal e ser voluntário em organizações conservacionistas que ajudam a proteger espécies em perigo de extinção, os heróis da conservação combatem as ameaças enfrentadas pelos animais do planeta.

Nenhuma ação de conservação é pequena demais. Talvez não sejamos capazes de recuperar espécies que já foram perdidas, mas muitas outras em vias de extinção precisam de nossa atenção e ação imediatas. Não seja parte do problema. Seja a solução: respeite e proteja a vida selvagem da Terra.



0 visualização0 comentário
bottom of page