top of page

Várzea Paulista lidera o caminho na gestão sustentável de resíduos sólidos

Mais de 80% dos bairros da cidade são contemplados com o serviço de coleta seletiva


Várzea Paulista alcançou o topo do Brasil em coleta e destinação de resíduos sólidos. Com uma pontuação máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, a cidade eleva os padrões em gestão de resíduos, atingindo mais de 80% dos bairros com serviços de coleta seletiva.


Tiago Gonçalves,destacou a importância desse marco:


"É uma satisfação alcançar essa marca. Demonstra que estamos no caminho certo em relação à gestão do serviço de coleta seletiva. A destinação correta dos resíduos garante um futuro mais sustentável para as novas gerações e proporciona qualidade de vida para os mais de 130 mil varzinos."

O trabalho da Associação Eco & Vida com a Prefeitura Municipal de Varzea Pulista é essencial para os resultados impressionantes de Várzea Paulista. A coleta seletiva ocorre semanalmente em cada bairro, com horários definidos para facilitar a participação dos moradores.


"É importante que os resíduos estejam higienizados e sejam jogados no lixo apenas no dia da coleta, para facilitar a separação e evitar o acúmulo dos materiais", ressaltou Tiago.

Os materiais recicláveis coletados são encaminhados para o Centro de Processamento de Resíduos, parceiro da associação. Além disso, o Ecoponto oferece uma solução abrangente para o descarte correto de objetos e materiais diversos, como móveis, pneus e eletrônicos.

Para aumentar ainda mais a conscientização e participação da comunidade, Várzea Paulista implementou o programa "Jogue Limpo com a Cidade". Este projeto tem como objetivo incentivar a separação adequada de resíduos e envolver os cidadãos em ações e campanhas educativas.


O Ecoponto, situado na Rua Atroaris, 348 - Jardim Continente, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados das 8h às 13h, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos de descarte de resíduos.


No entanto, as autoridades alertam que o descarte irregular de resíduos é um crime ambiental sujeito a multas severas, podendo chegar a R$ 11 mil. Denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal, garantindo que Várzea Paulista permaneça na vanguarda da sustentabilidade ambiental.


Várzea Paulista continua a liderar não apenas em gestão de resíduos, mas também no compromisso com um futuro mais verde e sustentável.


コメント


bottom of page