top of page

Prefeitura de Várzea Paulista realiza encontro para debater o Maio Laranja

Representantes das Unidades Gestoras e órgãos envolvidos com a proteção das crianças e adolescentes participaram do debate



O combate ao abuso e a exploração sexual infantil é um tema que precisa ser discutido e combatido com veemência na sociedade. Por isso, o Maio Laranja é um mês muito importante e em Várzea Paulista, as ações para conscientizar e prevenir esse tipo de violência ganharam destaque nesta quinta-feira (04), no Hotel Orquídea Inn, em um encontro para debater o tema.

O vice-prefeito Fernando Pasqualino participou do evento e ressaltou a importância de medidas afirmativas e debates sobre o assunto, que nem sempre é fácil de se falar. “Este é um tema que precisamos debater. Temos que trabalhar para proteger a inocência de nossas crianças”, disse. “Essa é uma demonstração de humanização do nosso governo e o quanto proteger nossas crianças e jovens é importante e urgente”, afirmou.



Para o gestor de Desenvolvimento Social Leandro Marques, a Prefeitura está empenhada em ir além do discurso. “No Creas temos uma equipe preparada para atender nossa população e acolher as vítimas”, informou. Já a gestora de Educação, Magali Souza falou sobre o essencial papel da escola na detecção de possíveis casos de abuso. “As crianças passaram muitas horas na escola, são no mínimo cinco horas de convívio diário. E nossa equipe escolar sempre está empenhada em combater as ações que prejudiquem o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes”, disse.



O encontro também contou com a presença da dirigente Regional de Educação, Valdete Ramos de Oliveira, que agradeceu ao essencial apoio do município nas últimas semanas.


“Cumprimento aqui o governo de Várzea Paulista, por todo o suporte que tem ofertado as escolas estaduais do município neste momento tão difícil para a educação e a segurança no ambiente escolar. Ter uma rede protetiva é fundamental para a saúde mental de nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara, dr. Eliseu Notário, o subcomandante da Guarda Civil Municipal Eder Ferreira e diversos representantes dos demais serviços públicos do município.


Quatro regras de proteção

A representante do Ministério Público Solange Alexandre Torelli realizou uma palestra sobre os meios para ensinar as crianças sobre como se proteger de abusos, com quatro regras de proteção. São elas:

- Dizer não. A criança precisa saber que tem o direito de dizer não e se sentir livre para negar carinhos e abraços.

- Gritar e correr. Os pais e responsáveis podem combinar uma palavra chave e para a criança gritar e chamar a atenção, quando não se sinta segura. Além de fugir para longe do perigo.

- Contar para um adulto de confiança. Que pode ser um familiar, um professor, um funcionário da escola, um médico, alguém que acredite na história da criança.

Solange destaca que muito abusos são realizados dentro do ambiente familiar, por isso, é importante a criança ter apoio em outras áreas. “A escola e os serviços de saúde são essenciais neste papel”, afirmou.

E para finalizar, a promotora ressaltou o quanto sempre repetir as orientações para as crianças é essencial. “Esses combinados devem ser sempre lembrados. As crianças se dispersam rapidamente, por isso, sempre lembrar sobre as orientações ajuda a reforçar as informações”, conclui a especialista.


Denúncia

O Maio Laranja é um momento de reflexão e de ação. É necessário que a população fique atenta aos sinais de abuso e exploração sexual infantil e denuncie qualquer suspeita. Também é importante que pais e responsáveis conversem com as crianças e adolescentes sobre o assunto, orientando e informando sobre como se proteger e buscar ajuda caso necessário.


Denúncias devem ser feitas no Disque 100, no Conselho Tutelar de Várzea Paulista, no telefone 4595-8555 ou no 190 da Polícia Militar.



1 visualização0 comentário
bottom of page