3 receitas de inseticidas naturais para combater “pragas” na horta
Receitas produzidas em uma parceria entre estudantes, professores e profissionais da área agrícola.

Ver sua horta cultivada com tanto carinho sendo devorada por bichinhos indesejados não é fácil, apesar de ser muito comum. A melhor estratégia de combate é ir pelo caminho natural, buscando soluções caseiras que repelem os “invasores”. As três receitas abaixo foram retiradas de uma cartilha produzida pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), de Tocantins, em uma parceria entre estudantes, professores e profissionais da área agrícola
Alho no controle biológico
Ingredientes:
1kg de alho
5 litros de água
100g de sabão
20 colheres (de café) de óleo mineral.
Modo de preparo:
Os dentes de alho devem ser moídos e deixados repousar por 24 horas no óleo mineral. Em outro vasilhame, dissolva 100 gramas de sabão picado em 5 litros de água, de preferência quente. Após a dissolução do sabão, mistura-se a solução de alho. Antes de usar, é aconselhável filtrar e diluir a mistura com 20 partes de água. Quando pulverizado sobre as plantas, depois de 36 horas, não deixa cheiro nos produtos agrícolas.
Hortelã como repelente natural
Ingredientes:
1 litro de água
1 maço Hortelã
Modo de preparo:
Ferva a hortelã na água, deixe esfriar, coe e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as.
Fresca: deve ser acondicionada na geladeira em saco plástico, por alguns dias.
Para congelar: retire e pique as folhas. Coloque em uma forma de gelo com água e leve ao congelador.
Como secar: seque ao ar livre, em local sombreado e bem ventilado, por alguns dias.
No microondas: lave e seque bem as folhas, separe do talo e forre o prato do microondas com papel absorvente. Espalhe as folhas sobre o papel, deixe o centro do prato livre. Leve ao micro em potência máxima de três a quatro minutos.
Seca ou em pó: deve ser guardada ao abrigo da luz, respeitando o prazo da validade.
Combate a pulgões
Ingredientes:
1kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto
10 litros de água.
Modo de preparo:
Misture as folhas e/ou talos de cravo-de-defunto na água. Leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora. Coe o caldo obtido e pulverize as plantas atacadas. O cravo-de-defunto quando plantado em hortas, jardins ou pomares, repele insetos e mantém o solo livre de nematóides. Plante tagetes junto aos tomateiros para evitar a broca do tomate. Alem disso, quando usado como cama para cães, afugenta pulgas.