top of page

'Ilhas Verdes' combatem calor excessivo

Hoje, segundo dados do Observatório Jundiaí, da Prefeitura, 35% do território da cidade têm cobertura verde


Exemplo de 'ilha verde' do município é o Bosque Hermindo Rossi, conhecido como 'Bosquinho'


Com a chegada do verão, espaços verdes em meio à área urbana servem como "refúgio" para escapar do calor escaldante. A abundância de árvores nessas "ilhas verdes" proporciona um clima mais ameno. Hoje, segundo dados do Observatório Jundiaí, da Prefeitura, 35% do território da cidade têm cobertura verde.


Exemplo de "ilha verde" do município é o Bosque Hermindo Rossi, conhecido como "Bosquinho", no bairro Jardim Bonfiglioli. Após passar por obras de revitalização, uma reivindicação da própria comunidade do bairro, a "ilha" voltou a ser ocupada pelas pessoas, que vão ao local para passear e praticar esportes.


Paula Leme, 32 anos, é analista de custos e estava passando um tempo no "Bosquinho" com a sobrinha, Ana Laura. "Estou trabalhando no modelo híbrido e moro na rua de cima do bosque, por isso venho muitas vezes passar a tarde por aqui." A sobrinha é a principal companhia. "Ana está de férias e aqui é um espaço bacana e preservado para ela gastar as energias."


Paula também cita a revitalização que o "Bosquinho" passou. "Antes, eu não vinha. Tudo aqui era fechado, mas depois da reforma, percebi a importância de um parquinho que não necessita de agendamento, nunca está super cheio e é 'fresquinho'."


O aeroviário Alberto Zohrer, 53 anos, também estava aproveitando o clima agradável da "ilha verde". "Costumo vir muito aqui, porque moro por perto. Caminho e faço exercícios. Esse contato com a natureza me renova, me dá energia." Segundo Zohrer, a área verde também é um estimulo para a educação ambiental que as crianças precisam ter. "Se eu tivesse esse contato que tenho hoje, na infância, faria muito diferença, porque é necessário aprendermos com a natureza para sabermos que podemos explorar o ambiente de maneira generosa e não tóxica."


NÚMEROS

Em 2001, Jundiaí contava com 18,65% de abrangência de áreas verdes no município. Em 2010, o número subiu para 29,6%. Já em 2020, chegou em 35%, indicando o crescimento das áreas verdes em relação à área total (km2).


Em relação à abrangência na zona urbana do município - o que não conta a extensão da Serra do Japi-, em 2020 a cobertura verde chegou a 21%.


Os dados que constam no Observatório Jundiaí têm como fonte o "Inventário Florestal da Vegetação Natural do Estado de São Paulo", do Governo do Estado.


Fonte: Jornal de Jundiaí / Rafaela Silva Ferreira

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page