top of page

Incêndio em Ilha da Espanha está “Fora de controle”, dizem autoridades



O Incendio florestal em um parque nacional montanhoso na ilha espanhola de Tenerife, na quarta-feira (16/8), se expandiu rapidamente por toda a região, confirmaram autoridades espanholas. Cerca de 250 bombeiros das Ilhas Canárias (Tenerife é uma dessas ilhas) estão trabalhando nas chamas.


O fogo se estendeu por 22 quilômetros de floresta seca, em 24 horas, e envolveu ambos os lados do Monte Teide, o pico mais alto da Espanha. De acordo com Fernando Clavijo, líder regional, afirmou na capital da ilha de Tenerife, Santa Cruz, que o incêndio florestal está “fora de controle”. Segundo ele, a situação é perigosa. “Nosso objetivo é que [o fogo] deixe de ganhar terreno”, observou.


No Twitter, Clavijo mostrou otimismo. “Estou confiante de que as mais de 200 forças terrestres que estarão ativas esta noite serão capazes de conter as duas frentes mais preocupantes”, escreveu.


Apesar disso, outras autoridades têm uma visão mais preocupante. Em entrevista à rádio Canárias, a assessora de incêndios florestais do conselho de Tenerife, Vicky Palma, disse que a queda de temperatura à noite pode fazer com que os ventos aumentem, algo que pode espalhar as chamas. Já Pedro Martinez, chefe dos serviços de emergência da ilha, não descarta “novamente intensa atividade de incêndio”.

4 visualizações0 comentário
bottom of page