top of page

Várzea Paulista sedia encontro de gestores culturais municipais

Gestores e secretários municipais de Cultura debateram soluções e políticas regionais para permitir avanços às iniciativas culturais das cidades e abordaram o Carnaval na região




Na manhã desta sexta-feira (25), o auditório da Praça CEU, em Várzea Paulista, foi sede de um encontro entre gestores municipais de Cultura de cidades da Região Metropolitana de Jundiaí e de outros municípios. Os administradores culturais conversaram sobre a realização do Carnaval de 2023 na região, e debateram maneiras de tornar os eventos culturais mais atrativos e fazer a cultura regional crescer como um todo.


O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, abriu o debate, elogiou bastante o trabalho da equipe da Unidade Gestora Municipal de Cultura, destacando a criatividade de seus componentes, e lançou a reflexão sobre o que pode ser feito para aumentar o interesse e engajamento da população nas atividades culturais das cidades. “O que fazer para atrair mais a população para algo tão lindo? Quais as ações e políticas públicas para atrair mais a comunidade?”, indagou.



O gestor municipal de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, opinou ser importante reforçar o trabalho de comunicação nas prefeituras, para, aos poucos, gerar novos comportamentos de valorização cultural. Ele também informou que, na gestão cultural municipal de Jundiaí, entende-se gastronomia como cultura e aliar boas refeições a ações culturais têm surtido bons efeitos em relação ao público.



A gestora executiva municipal de Cultura de Várzea Paulista, Renata Câmara, esteve presente com os demais representantes da administração cultural varzina. “A reunião foi totalmente produtiva. Esses encontros são fundamentais para que a gente pense uma política pública para a região e planeje essas ações em conjunto, já que somos cidades sem fronteiras. E eles também servem como suporte técnico para um sempre auxiliar o outro, inclusive na implementação das ações, com as experiências e trocas. O encontro de hoje foi muito produtivo porque já saímos dele com propostas e indicações que levaremos aos prefeitos em relação ao Carnaval e, em breve, teremos um comunicado oficial em conjunto”, declarou a gestora.



Entre os participantes, também estiveram o secretário de Cultura de Campo Limpo Paulista, Jean Carlo, o diretor de Cultura de Itupeva, Cavino Tanese, o secretário de Cultura de Valinhos, Ricardo do Vale, a secretária de Cultura de Jarinu, Renata Cabrera, e o secretário de Cultura de Vinhedo, Renato Romanetto.


A Prefeitura de Várzea Paulista também presenteou gestores culturais participantes com uma orquídea e uma cesta contendo produtos como itens feitos por artesãos, além de chocolates artesanais e cervejas artesanais, por exemplo. Tudo o que foi presenteado foi produzido por empresas e empreendedores individuais de economia criativa da cidade.



0 visualização0 comentário
bottom of page